MENU
BUSCAR
Gravidez e Bebê

Adote hábitos saudáveis desde o começo da gestação!

Quanto antes começar a cuidar da sua saúde e a do bebê, mais tranquila e saudável será sua gestação. Veja o que adotar e largar

BabyHomePublicado em 13/10/2021 às 11:00Atualizado há 2 meses
Shutterstock
Shutterstock

Você não precisa esperar o resultado positivo para mudar sua alimentação e seus hábitos e ter uma gestação saudável. Adotar refeições e alimentos balanceados e nutritivos, abandonar o que faz mal para o seu corpo e começar a cuidar mais da sua saúde faz parte de preparar o “ninho” para receber um bebê. Quer saber por onde começar? Siga essas dicas!

 Prato saudável na gestação

• Aposte em uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Siga a regra do prato colorido!

• Corte doces e guloseimas do cardápio.

• Não coma carne mal passada, nem salada crua que você não saiba como tenha sido higienizada.

+ Como aumentar a imunidade na gravidez

• Adicione à rotina um suplemento de ácido fólico, sempre com a orientação de seu médico. Também conhecido como vitamina B9, o ácido fólico fortalece o sistema imunológico e é crucial para a formação do tubo neural do feto, a estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal.

+ 6 passos para uma gestação feliz e tranquila

Para tirar mais dúvidas sobre alimentação na gravidez, confira aqui o guia “Além da Nutrição”, da Associação Brasileira de Nutrologia.

 Hábitos para largar

• Se fuma, abandone o cigarro agora mesmo, pois ele pode predispor ao parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e mesmo aborto espontâneo e morte após o nascimento.

• Evite o consumo de bebidas alcóolicas e o uso de medicações sem prescrição, que podem provocar malformações e levar a um prejuízo intelectual do bebê. A Academia Americana de Pediatria recomenda que a gestante não beba nada de álcool durante os nove meses, já que não existe uma quantidade considerada segura.

+ Principais problemas com a placenta na gravidez

• Caso faça algum tipo de dieta ou tenha restrições alimentares, converse com o médico. 

• Evite situações que a deixem estressada e não assuma trabalhos e tarefas demais. O estresse pode comprometer o ganho de peso do bebê, entre outros fatores.

 E mais:

+ Exercício na gestação: quais são os mais indicados?

+ Alimentação na gravidez: comer bem, mas não por dois

+ Cuidar bem de um filho significa cuidar bem de si mesma

 Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.