Diário Logo

EDP vai distribuir R$ 7 milhões a projetos de eficiência energética

Chamada pública está aberta e busca premiar propostas para o combate ao desperdício e redução do consumo de energia

2 de novembro de 2021

Eficiência Energética | Foto: Couleur/Pixabay

Reportagem de: O Diário

A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, abre inscrições para a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética. A Companhia disponibilizará um total de R$ 7 milhões para o incentivo de projetos que tenham como objetivo a conservação e o uso racional da energia elétrica na área de concessão, e que serão aplicados pela Distribuidora em 2022/2023.

No ano passado, ações realizadas na região, como a efeitvada no Hospital das Clínicas de Suzano, foram atendidas.

As Inscrições podem ser feitas pelo site edpsp.gestaocpp.com.br até o dia 28 de janeiro de 2022.

As iniciativas devem abranger benefícios públicos e/ou privados, promovendo a transformação por meio da eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica. Podem ser beneficiadas ações de pessoas físicas e jurídicas que visem a melhoria ou a substituição de instalações na rede elétrica, equipamentos e sistemas de controle de uso de eletricidade, a fim de reduzir o consumo de energia em residências, comércio, indústrias, prédios públicos e particulares, hospitais públicos e entidades beneficentes, iluminação pública, entre outros.

Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da EDP, conforme critérios técnicos estabelecidos no edital da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética (CPP 001/2021), que pode ser acessado no site. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da Companhia para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente”, reforça Roberto Miranda, gestor da EDP.

Na última edição do Edital de Projetos foram contemplados com ações de eficiência energética o Hospital das Clínicas de Suzano; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) de Guarulhos, Suzano e Itaquaquecetuba; a Escola Comando da Aeronautica em Guaratinguetá, e contratado a substituição de 1.546 luminárias de maior consumo por LED na iluminação pública de Jacareí, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Com as seis iniciativas selecionadas, a Companhia contribuirá para que cerca de 124 toneladas de CO2 deixem de ser lançados na atmosfera no próximo ano.

No site da empresa é possível encontrar a especificação por categorias, bem como os valores destinados aos projetos.

Veja Também