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FALTA DE LUZ

Após nova manutenção, EDP reestabelece energia no Parque Morumbi

Moradores reclamam de quedas e falhas no fornecimento de energia desde novembro; concessionária esteve no local nesta quinta (28) e promete "monitorar o caso de forma minuciosa" para “realizar nova atuação” se houver necessidade

Heitor HerrusoPublicado em 28/01/2021 às 17:59Atualizado em 29/01/2021 às 13:31
Divulgação - Jodeline Mauricio
Divulgação - Jodeline Mauricio

Poucos dias após a EDP prometer a O Diário uma “solução definitiva” para as quedas e falhas no fornecimento de energia no Parque Morumbi, em Mogi das Cruzes, o bairro voltou a ficar no escuro. Novamente acionada pela reportagem, a concessionária fez nesta quinta (28) uma manutenção no local e diz agora “monitorar o caso de forma minuciosa” para “realizar nova atuação” se houver necessidade.

Para relembrar o caso, é preciso voltar à fala de Jodeline Mauricio, que reside no bairro há 7 anos. Segundo ela, não é de hoje que a EDP enfrenta “dificuldade para achar o defeito”, já que assim que o caminhão de manutenção deixa o local, a luz acaba novamente. Leia mais.

De acordo com a moradora, a situação é grave desde novembro, quando a energia passou a cair ou falhar mais de uma vez por dia. Após o contato deste jornal, a empresa responsável “detectou um problema em um equipamento que atende a Avenida Monte Sião, no bairro Parque Morumbi, em Mogi”. Uma equipe esteve lá no último dia 14 e disse ter resolvido o problema, que se deu “por desgaste de tempo de uso”.

Embora fosse tida como “definitiva”, a solução durou pouco. Uma semana depois, Jodeline, que coleciona protocolos de reclamação na ouvidoria da EDP, relata novamente a falta de energia elétrica. No último domingo, dia 24, ela conta ter ficado sem luz, assim como na segunda, 25, quando a empresa esteve no local, e na terça, 26. “Minha filha retornou as aulas online”, disse, apresentando mais um motivo para que o serviço fosse reestabelecido o quanto antes.

Mais uma vez procurada por O Diário, a EDP informou, em nota, “que realizou nova inspeção técnica em toda a região e identificou a necessidade de melhoria em um ponto da rede que abastece parte do bairro”. Este ponto está localizado à Rua Monte Horebe, próximo à casa de Jodeline, e portanto pertencente à mesma rede que a abastece.

A concessionária confirma que “o serviço necessário” foi finalizado na manhã desta quinta-feira (28). Contudo, destaca “que para minimizar o impacto do clima (ventos, chuvas e descargas atmosféricas), principal causa de interrupção do fornecimento de energia no local, a Companhia também intensificou o trabalho de poda da vegetação que impacta à rede e instalou equipamentos para a proteção do sistema”.

Além de ficar no escuro, quem reside no local reclama de descaso por parte da EDP. Houve uma reunião entre a empresa e os moradores da região nesta semana para esclarecimento sobre as iniciativas de melhoria.

Outra reclamação é sobre equipamentos queimados. Só nesta semana, pelo menos duas pessoas tiveram suas geladeiras danificadas. Para este tipo de situação, há o Ressarcimento de Danos Elétricos (PID), cujas regras estão disponíveis no site concessionária.

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