MENU
BUSCAR
VEM CHUVA POR AÍ

Defesa Civil do Estado emite alerta de chuvas; Mogi terá frio e tempestades

Tempo esfria na região e a previsão de chuvas, acumulados elevados e riscos de deslizamentos; órgão dá dicas de prevenção

Fábio PalodettePublicado em 14/10/2021 às 17:14Atualizado há 2 meses
Defesa orienta a população sobre o risco de tempestades / Eisner Soares
Defesa orienta a população sobre o risco de tempestades / Eisner Soares

Um alerta de chuvas intensas, acumulados elevados, com risco de deslizamento para os próximos dias em todo o Estado acaba de ser emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A região do Alto Tietê está em entre as áreas mais vulneráveis. A previsão se estende até a próxima terça-feira (19). 

A previsão é de muita chuva para Mogi das Cruzes, com tempestades nos próximos seis dias, conforme aponta o The Weather Channel. A cidade já surpreendida por pancadas de água no final desta tarde. 

Para sexta-feira (15), a temperatura na cidade deve variar entre 19°C a  28°C, com 70% de possibilidade de chuvas fortes e ventos de até 15 quilômetros por hora.

Para o sábado (16), também são esperadas tempestades. A miníma é de 15°C enquanto a máxima não passa de 22°C. A possibilidade de chuva é de 72%. 

A temperatura irá esfriar bastante no domingo (17). A miníma passa para 14°C, enquando a máxima fica em 17°C. Porém, são esperadas chuvas fracas, com possibilidade de 74%.

Na segunda-feira (18), a semana também amanhece chuvosa: máxima de 16°C, com possibilidade de chuva de 90%.

Todo o Estado entra em alerta. As regionais mais vulneráveis serão Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Região Metropolitana da Capital, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Serra da Mantiqueira, Sorocaba, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista.

Por conta deste cenário meteorológico, a Defesa orienta a população sobre o risco de tempestades e das medidas preventivas que elas devem adotar para reduzir os danos materiais e humanos.

– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;

– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

– Nunca atravesse uma via com água ou lama de deslizamento fluindo;

– Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Para mais informações sobre como se prevenir visite o site spalerta.sp.gov.br.

Alertas no celular e na TV

A Defesa Civil do Estado envia alertas gratuitamente por SMS com informações em tempo real sobre chuvas fortes e alagamentos. Basta cadastrar o número enviando seu CEP para 40199. É possível acompanhar avisos de ocorrências também pelo perfil @defesacivilsp no Twitter.

Desde 28 de outubro, clientes de TV por assinatura recebem mensagens de alertas de desastres naturais, na iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

As mensagens aparecem em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Não é necessário se cadastrar para receber as notificações de emergência pela TV paga. Há opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.

ÚLTIMAS DE Cidades