MENU
BUSCAR
SOLIDARIEDADE

Escoteiros do Grupo Ubirajara fazem campanha contra a fome

Escoteiros de Mogi vão realizar nesse domingo (27) um Drive Thru Solidário, recolhendo alimentos e outros produtos para famílias carentes

O DiárioPublicado em 24/06/2021 às 15:55Atualizado há 1 mês
Foto: arquivo / O Diário
Foto: arquivo / O Diário

Os pioneiros, jovens de 18 a 21 anos, participantes do Grupo Escoteiro Ubirajara de Mogi das Cruzes, vão realizar nesse domingo (27) um Drive Thru Solidário, recolhendo alimentos e outros produtos que serão destinados às famílias carentes da cidade. A ação vai acontecer das 10 às 13 horas, na sede do Grupo Escoteiro Ubirajara, na rua Major Arouche de Toledo, 402, no centro de Mogi das Cruzes.

Com o objetivo de contribuir com a campanha da cidade e de alguma forma diminuir os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, durante a vigência do período de calamidade pública, os jovens do grupo entenderam que eles poderiam contribuir de alguma forma.

Para o chefe responsável pelos pioneiros do grupo, mestre Rodriguinho, "a iniciativa se deu por conta dos integrantes do grupo, que por terem crescido dentro do Ubirajara, desde sempre entendem que ajudar o próximo é o dever de todos, e devido à situação do Brasil, eles viram que poderiam ajudar em tema tão importante quanto a fome", completa o voluntário. 

Para Maria Isabel Guerrini, atual presidente do Clã Merlyn,“esta é uma ação que, tenho certeza, vai beneficiar, de alguma forma, centenas de famílias”. Ela ressalta que o foco da ação é servir à comunidade mogiana.

A ação vai acontecer no domingo, das 10 às 13 horas na sede do Grupo Escoteiro Ubirajara, na rua Major Arouche de Toledo, 402, no centro de Mogi das Cruzes.

Passado

Fundado pelo saudoso professor e chefe escoteiro mogiano Rodolpho Mehlmann, o Ubirajara é uma entidade de caráter educativo, sem fins lucrativos e não político-partidária, reconhecida de utilidade pública desde 1953. Tem em sua história a passagens de ilustres mogianos, como o ex-vice prefeito da cidade, José Antonio Cuco Pereira, o ex-prefeito Antonio Carlos Machado Teixeira; os médicos Glauco de Lorenzi; Aécio Yamada; Jaime Castilho; o procurador de Justiça José Eduardo Arouche de Toledo; Dioguinho Domingues; o jornalista Chico Ornellas e muitos outros.

Escotismo

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é envolver as famílias em seu dia a dia.

No Brasil, foi criado em 1924. É uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. 

Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, dos quais 20.352 eram voluntários adultos. Os escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 grupos escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios.

ÚLTIMAS DE Cidades