MENU
BUSCAR
Antiga Demanda

Estrada Velha de Sabaúna recebe estudos para recuperação

A Prefeitura solicitou apoio do Governo do Estado para a elaboração de um projeto de melhorias no acesso.

O DiárioPublicado em 15/03/2021 às 12:38Atualizado há 3 meses
Recentemente, tiveram início os levantamentos em campo, para embasar trabalho de recuperação / Divulgação - Prefeitura de Mogi
Recentemente, tiveram início os levantamentos em campo, para embasar trabalho de recuperação / Divulgação - Prefeitura de Mogi

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está desenvolvendo, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estudos para a recuperação da avenida Romilda Pecorari Nor, conhecida como Estrada Velha de Sabaúna. Em fevereiro último, durante reunião em São Paulo com representantes do DER, a Prefeitura solicitou apoio do Governo do Estado para a elaboração de um projeto de melhorias no acesso.

“Estamos pleiteando apoio para recuperar a Estrada Velha de Sabaúna pois sabemos que ela é alvo de pedidos da população há muitos anos. É um projeto complexo, portanto esperamos obter esse apoio, para tentarmos resolver essa questão tão antiga”, destaca o prefeito, Caio Cunha. 

Recentemente, tiveram início os levantamentos em campo, para embasar esse trabalho. A secretária municipal de Serviços Urbanos, Camila Souza, acompanhada de equipe técnica da Pasta e também de técnico do DER, esteve na estrada, para uma identificação inicial dos principais pontos que carecem de intervenções, de modo que a via possa ser recuperada e tenha como se manter em boas condições por um tempo maior.

A situação que mais contribui para a ocorrência de erosões nas margens e também para a deterioração da camada asfáltica é o fato de que a via é cortada por diversos cursos d´água, sendo o Ribeirão Guararema o maior deles. É de suma importância, logo, que sejam feitas intervenções na parte de drenagem, para que o leito da estrada passe a ter estabilidade. O segundo ponto seria a pavimentação da estrada, a ser feita após as melhorias de drenagem.

Os técnicos tomaram notas e também fizeram registros fotográficos da estrada como um todo. “Trata-se de um projeto grande e que certamente vai requerer um investimento considerável, portanto solicitamos apoio do Governo do Estado, eles enviaram um técnico à cidade e agora estamos dando início a esses estudos”, destaca a secretária de Serviços Urbanos, Camila Souza.

A avenida Romilda Pecorari Nor é uma estrada vicinal, com aproximadamente sete quilômetros de extensão, que faz a ligação entre os distritos de Cezar de Souza e Sabaúna. Ela é considerara uma alternativa à Rodovia Mogi-Guararema, que faz a mesma ligação. Trata-se de uma via com leito de terra, porém que há anos recebeu uma camada asfáltica, para melhorar as condições de trafegabilidade. Além de ser utilizada diariamente por moradores dos dois distritos, a via tem atraído cada vez mais turistas aos finais de semana, em especial trilheiros e ciclistas.

ÚLTIMAS DE Cidades