MENU
BUSCAR
IDENTIDADE CULTURAL

Festival Nordestino será realizado em Mogi no final de semana

O evento acontecerá em Jundiapeba, distrito escolhido para sediar o festival na cidade, por ser o local que reúne o maior número de moradores de origem do Nordeste.

O DiárioPublicado em 26/11/2021 às 16:58Atualizado há 2 meses
Divulgação/PMMC
Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi vai realizar neste final de semana o “Nordestino Mogi Festival”, uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura. O evento, que terá sua primeira edição, é uma forma de reconhecer, valorizar e preservar as matrizes nordestinas presentes na identidade cultural do povo mogiano.

O festival será em Jundiapeba, distrito escolhido para sediar o festival na cidade, por ser o local que reúne o maior número de moradores de origem do Nordeste. 

A estrutura será montada na rua Pedro Paulo dos Santos, em frente à Praça da Liberdade, no coração de Jundiapeba. A Prefeitura explica que no local serão erguidos um palco principal, seis barracas de comidas típicas, 12 barracas de artesanato, mais uma tenda e pórtico. Ao todo, serão 12 atrações artísticas ao longo dos dois dias de festival.

A abertura do festival será às 10h do sábado (27), com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Já a partir do meio-dia, haverá apresentação de maracatu pelo grupo Suburbaque, depois apresentação do cantador/poeta Cacá Lopes (13h), mamulengo, com Zé Quirino e Lubizome (15h). Mais à noite, às 18h, a programação artística continua, com show autoral de Théo Pisadinha (18h) e forró pé de serra com Jamille Queiroz (19h30).

No domingo (28), o evento novamente será aberto às 10h, com apresentação da cacuriás e cirandas pelo grupo Jabuticaqui, bumba meu boi pelo grupo Boi Estrela Miúda (meio-dia), depois música regional executada por Rui Ponciano (14h), Mamulengo de Folia às 16h, forró com o grupo Caqui Doce às 19h e, encerrando a programação artística, Piseiro, com Roberto e Richard (20h). 

De acordo com a Prefeitura, o festival foi concebido pela Secretaria de Cultura, tendo em vista a forte presença de pessoas de origem nordestina na cidade e a necessidade de haver um evento que resgate essas origens e reconheça a representatividade desse público. Ao mesmo tempo, é um festival aberto para todos os interessados nos costumes, na culinária e na cultura nordestina como um todo, que terá entrada gratuita.

A Secretaria Municipal de Cultura lembra que, apesar de ser um evento aberto a todos, a questão sanitária segue sendo uma prioridade, portanto ainda é preciso cumprir protocolos, como o uso obrigatório de máscaras, além de evitar aglomerações.

Outras informações sobre o Nordestino Mogi Festival podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Cultura ou no telefone 4798-6900. 

ÚLTIMAS DE Cidades