MENU
BUSCAR
AMPLIAÇÃO

Hospital Municipal abre mais 15 leitos de UTI Covid

Ampliação já havia sido anunciada pela prefeitura, após a troca do reservatório de oxigênio da unidade, que permitiu também a abertura de mais 30 leitos de enfermaria.

O Diário Publicado em 28/04/2021 às 11:44Atualizado há 3 meses
Eisner Soares / O Diário
Eisner Soares / O Diário

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes começou a operar nesta quarta-feira (28) mais 15 leitos de UTI e 30 de enfermaria para tratar pacientes com a Covid-19. 

A ampliação foi possível após a troca do tanque de oxigênio da unidade, que foi trocado dia 15 de abril pela empresa responsável pelo fornecimento de gases, passando de 4.950 para 9.870 m³.

Agora o complexo médico formado pelo HMMC e a UnicaFisio contam com 76 leitos de terapia intensiva e 100 de enfermaria, exclusivos para atender os pacientes com a Covid-19.

O aumento na oferta de leitos diminuiu o percentual de ocupação dos leitos na rede pública da cidade. Dos 118 leitos de UTI, 93 estão em uso, o que representa 78% de ocupação. 

Na enfermaria o total de leitos na rede pública passou para 179, dos quais 122 estão com pacientes internados com a doença (68%).

A ampliação reduz os índices de ocupação e melhora as condições de atendimento aos pacientes internados. No entanto, o vírus continua circulando por toda a cidade e os altos riscos de contaminação exigem a manutenção de toda rotina de cuidados, segundo reforça nota da Secretaria Municipal de Saúde. 

“A queda na ocupação hospitalar pode gerar uma falsa sensação de tranquilidade, o que não é verdade. A pandemia não acabou e precisamos manter distanciamento social, uso de máscara e higiene constante das mãos”, alerta o prefeito Caio Cunha, em nota.  

Desde o início da pandemia, o Hospital Municipal transformou-se na principal referência de atendimento Covid no Alto Tietê. No entanto, o município conta com outros cinco locais para atendimento de pacientes com sintomas leves: UBSs Vila Suíssa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga, Jardim Universo. Em breve, a UnicaFisio, ao lado do Municipal, será a sexta unidade. Em todas unidades de referência a população passará a contar com suporte de um novo exame, o swab/antígeno, capaz de detectar a presença do novo coronavírus em 20 minutos. 

ÚLTIMAS DE Cidades