Foi das mãos de Érica Laurindo, que coordenou o Hospital de Campanha em Mogi das Cruzes, que as dez primeiras pessoas da cidade foram vacinadas contra a Covid-19 no começo da noite desta quarta-feira, 20 de janeiro, dia que as doses da Coravac chegaram para cidades do Alto Tietê.

LEIA TAMBÉM

Em Suzano, a primeira imunizada é uma enfermeira

Primeira dose da vacina é aplicada às 20h40 em Mogi

Secretaria Municipal de Saúde de Mogi define quem serão os primeiros vacinados na cidade

Os imunizantes chegaram às 20h30 trazidos por uma equipe de agentes da Vigilância Epidemiológica, em um veículo do Departamento de Vigilância em Saúde, após serem recebidos um pouco mais cedo no bairro do Rodeio.

Os vacinados no primeiro dias foram:

- Enfermeira Eliana de Fátima da Cunha

- Médico e secretário da Saúde, Henrique Naufel

- Médico intensivista Luiz Fernando Gotardo

- Médica intensivista Lina Darwich

- Enfermeiro Davi Chaves de Oliveira

- Auxiliar de limpeza Rita de Cassia Macedo Somogys

- Técnica de enfermagem Vilma da Silva Pereira

- Técnica de enfermagem Ariademes de Moura Oliveira

- Técnica de enfermagem Francoise Almeida

- Enfermeira Regiane G. M. Tominaga

O primeiro a tomar a dose da vacina CoronaVac, exatamente às 20h40, foi o enfermeiro Davi Chaves de Oliveira, 49 anos, diabético e hipertenso, profissional da linha de frente do atendimento a pacientes com a doença, no Centro de Referência do Coronavírus do Hospital Municipal de Braz Cubas.

"A palavra é gratidão a todos meus colegas da linha de frente. Eu até hoje não peguei Covid-19, pois me cuidei. O que tenho para falar para vocês é que isso vai acabar, em nome de Jesus", acrescentou o enfermeiro.

O secretário de Saúde, segundo a ser vacinado, destacou o sentimento de esperança trazido pelo imunizante. "Se Deus quiser, até o final do ano poderemos nos abraçar", disse o secretário emocionado, depois de erguer o comprovante de vacinação recebido.

O prefeito Caio Cunha (Pode) acompanhou a vacinação, que durou cerca de uma hora. Hoje é um dia muito importante e marcante para toda a população mogiana", disse.

Mogi esperava receber 5.240 vacinas CoronaVac. Estas doses serão exclusivamente destinadas aos profissionais da área da Saúde que atuam na linha de frente no atendimento a pacientes com a doença na cidade, seja em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias de hospitais e unidades básicas de saúde.

O volume, porém, não corresponde nem à metade dos profissionais da Saúde da cidade, que somam 10.840 pessoas no município.

Diário

O Diário de Mogi foi o primeiro veículo de comunicação da cidade a registrar o primeiro vacinado contra o Coronavirus. Os repórteres Fábio Palodete e Eisner Soares acompanhar a aplicação das dez primeiras doses.

O edição desta quinta-feira do jornal digital também traz mais informações sobre o assunto.