Concerto de cordas celebra aulas gratuitas de música no CEU das Artes Vila Nova União
Com um concerto especial, no próximo dia 9 de setembro a Orquestra de Cordas Concertare dará início a um projeto que oferecerá ensino gratuito de música por meio de instrumentos de cordas para 80 crianças e jovens que frequentam o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificado) Vila Nova União, em Mogi das […]
Reportagem de: O Diário
Com um concerto especial, no próximo dia 9 de setembro a Orquestra de Cordas Concertare dará início a um projeto que oferecerá ensino gratuito de música por meio de instrumentos de cordas para 80 crianças e jovens que frequentam o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificado) Vila Nova União, em Mogi das Cruzes.
As aulas serão realizadas desde o início deste dia, na sede do CEU das Artes, ao número 1175 da avenida Aurora Ariza Meloni. Serão, ao todo, quatro turmas de violino, duas de violoncelo e duas de violas.
Para celebrar o início das atividades, que foram premiadas no programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado, ficando na 10ª colocação entre mais de 1150 projetos inscritos na modalidade “Música”, haverá um concerto aberto ao público às 19 horas, no auditório do local, com a participação do quarteto de cordas formado por professores.
“No repertório, vamos misturar um pouquinho. Teremos músicas clássicas, tradicionais, e também de uma coleção com canções folclóricas brasileiras. Depois, vamos colocar um pouquinho de música pop, com nomes como Lady Gaga e Camila Cabello. E ainda teremos temas de filmes, como ‘Piratas do Caribe’, ‘Jurassic Park’, ‘Vingadores’, ‘A Pequena Sereia’ e outros infantis”, conta a responsável pelo projeto, a violinista mogiana Raquel Dias.
Artista, instrumentista e professora, Raquel esteve à frente da coordenação do núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes entre 2003 e 2014, tempo em que deu uma pausa em sua carreira musical para dedicar-se à maternidade.
O projeto foi escrito em homenagem a ela pelo marido e também produtor cultural e regente, Allan Caetano. “Eu coloquei no papel o que sempre tive oportunidade de acompanhar nos trabalhos dela”, conta ele.
“Com a formação desse projeto teremos mais uma importante ferramenta de transformação social, de atuar na prevenção para crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social. Esse é apenas um projeto piloto que necessita de uma ampliação para outros bairros de nossa cidade”, finaliza o idealizador, que convida não apenas para o primeiro concerto como também para outros três que serão realizados em breve.
A última das apresentações, aliás, terá a participação de todos os alunos e alunas. O calendário será divulgado em breve. O projeto da Orquestra de Cordas Concertare será viabilizado por meio da parceria entre a “Concertare Produções Artísticas”, empresa que inscreveu o projeto no ProAC, do Instituto Sementinha, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CEU das Artes Nova União.