Diário Logo

O Diário Logo

Confira a programação do Carnaval de Guararema

O Carnaval 2023 em Guararema já reuniu milhares de pessoas, mas a folia está apenas começando, segundo destaca a Administração. Nos tradicionais quatro dias de Carnaval, entre sábado (18) e terça-feira (21), uma série de atrações gratuitas para todas as idades promete agitar a cidade, que além dos moradores espera receber visitantes de toda a […]

15 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

O Carnaval 2023 em Guararema já reuniu milhares de pessoas, mas a folia está apenas começando, segundo destaca a Administração. Nos tradicionais quatro dias de Carnaval, entre sábado (18) e terça-feira (21), uma série de atrações gratuitas para todas as idades promete agitar a cidade, que além dos moradores espera receber visitantes de toda a região.

Das 14 às 17 horas, na Vila de Luís Carlos, haverá matinê diária para as crianças. A classificação é livre e para participar basta chegar. E na região central, quatro blocos tradicionais vão às ruas, um por dia, sempre com concentração no Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Mello, a partir das 14 horas. Os cortejos devem permanecer festejando até as 20 horas. 

Neste sábado (18), portanto, haverá a primeira matinê infantil e também a passagem do Bloco Arueira. Já no domingo (19) o bloco que vai às ruas é O Conde de Matutóia, um dos mais esperados de toda a região.
E na segunda-feira (20), como manda a tradição, a folia continua. Além da matinê infantil, será a vez do bloco Nóis Sofre Mais Nóis Goza, mais uma vez no mesmo horário e endereço.

Na terça-feira (21), as crianças terão uma nova oportunidade de se divertir na Vila de Luís Carlos, e quem encerra a programação no centro da cidade é o Bloco do Cride, com marchinhas tradicionais, inclusive a vencedora do 5º Concurso de Marchinhas de Guararema, realizado no último dia 10, com apoio da Prefeitura Municipal.

Em todas estas atividades, prevalecem as medidas do Carnaval de Rua previstas no decreto municipal 4287/2023, que estabelece regras para que Guararema tenha “O Carnaval da Família”.

“Pensamos em uma agenda e estrutura que proporcione momentos divertidos em segurança, para que toda a família aproveite em harmonia”, diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.

O prefeito de Guararema, Zé, que tem frequentado as atividades e aproveitado o clima de Carnaval ao lado da família, complementa, comemorando o retorno deste período “que além da confraternização entre as pessoas é marcado pelo retorno de investimento aos comerciantes e empresários da cidade”.

Para garantir um clima agradável, quem participar pela área do cortejo dos blocos será revistado, e fica vedada a circulação de bebidas alcoólicas e não alcoólicas envasadas em recipientes ou copo de vidro. Também fica proibido o uso de espumas, caixinhas de som e equipamentos sonoros não autorizados.

Estas regras são resultado de uma série de reuniões internas realizadas pela Prefeitura de Guararema e também com os representantes dos blocos que desfilarão no Carnaval 2023 para alinhar as melhores estratégias para o evento. Nestes encontros foi definido o trajeto dos cortejos, os pontos de controle de acesso de pessoas ao evento, e a programação como um todo, que pode ser conferida na íntegra pelo link guararema.sp.gov.br/turismo.

Além do reforço na segurança, há alterações no trânsito também. Agentes estarão nos locais das atividades para apoiar os moradores, e nas ruas da região central do município, o fluxo de veículos estará fechado durante os eventos para melhor receber os foliões e o bloco.

Veja Também