Festival de Arte Popular do Alto Tietê reúne dezenas de artistas em palcos de Mogi e Guararema
Aberto na sexta (2) em Mogi das Cruzes com o show-palestra de Paulo Tatit, do Palavra Cantada, um premiado projeto de pesquisa e divulgação da canção infantil brasileira, o Festival de Arte Popular do Alto Tietê, o FAPAT 2023 prosseguirá até o próximo dia 11 com a ocupação de palcos e praças do Sesc Mogi […]
Reportagem de: O Diário
Aberto na sexta (2) em Mogi das Cruzes com o show-palestra de Paulo Tatit, do Palavra Cantada, um premiado projeto de pesquisa e divulgação da canção infantil brasileira, o Festival de Arte Popular do Alto Tietê, o FAPAT 2023 prosseguirá até o próximo dia 11 com a ocupação de palcos e praças do Sesc Mogi das Cruzes e Guararema. Teatro, música, circo, folia de Reis e outras expressões serão degustadas pelo público em apresentações gratuitas.
Deo Miranda, da Malungada Produtos Culturais, releva a descentralização dos palcos para a atração de um público diverso, graças às parcerias com as prefeituras de Mogi das Cruzes e de Guararema, além do Sesc.
O FAPAT é chancelado pelo governo do Estado, por meio do PROAC.
O encontro une artes da cultura tradicional e urbana como música, teatro, dança, audiovisual, fotografia, tradições populares, grafite, hip hop e outras.
Na programação, estão artistas da cidade e Alto Tietê, e de outros cantos brasileiros, reconhecidos pela pesquisa da cultura popular.
Para acompanhar
Hoje (3), em Guararema, em frente à Igreja de São Benedito, na Praça 9 de julho, terá início às 13h o Encontro de grupos tradicionais e um cortejo pela região central. Os participantes serão os grupos Bonecões da Mantiqueira, de Pindamonhangaba; a mogiana Combuca da Judite, que difunde o circo, a Folia de Reis Santuário de São José, Salesópolis, e a Agremiação de Educadores, de Mogi das Cruzes.
No Centro Artesanal Dona Nenê, a agenda começa às 15h, com show de Ivan Vilela, seguido da Cia. Cabelo de Maria (16h) e o Trem da Viração (18h).
No dia seguinte (4), no mesmo endereço, o Teatro de Mamulengo Valdeck de Garanhus abre o festival às 11h. Logo após, haverá às 15h, o cantor Brenô e 16h30, Ricardo Dutra.
No Sesc Mogi
Dias 6 e 7 de junho (terça e quarta), no Sesc Mogi, no Socorro, o convite é para a participação na oficina de circo de malabares, acrobacia solo e palhaçaria, com a Escola de Artes AJPS, de Mogi das Cruzes, com a coordenação de Matheus Ruan e assistência de João Pedro Bonfim e Lucas Dias. Horário: 13h às 15h.
Dia 8 de junho (quinta), às 15h30h, o FAPAT recebe o espetáculo Casa da Escola de Artes AJPS, com o espetáculo Casa, além de Daniel Granado e banda. Na sexta (9), a agenda terá Siba e banda.
Dia 10 de junho (sábado), às 14h, o Teatro da Neura encena Pueremã, e a Banda Velho Bandido apresenta o – Show Sampaio 70.
No último dia, 11, domingo, às16h, Alessandra Leão e Sapopemba fecham o FAPAT.
Acompanhe no Festival de Arte Popular do Alto Tietê nas redes sociais @malungadaprodutosculturais