Diário Logo

O Diário Logo

Festival João Pacífico inscreve músicas sertanejas até dia 25 em Guararema

Podem ser feitas até esta quinta-feira (25) as inscrições para o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema, evento que celebrará 13 canções com letra e música ligadas ao segmento sertanejo tradicional e raiz, com direito à premiação em dinheiro, troféu e certificados. O evento promove a música brasileira e podem participar autores […]

22 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Podem ser feitas até esta quinta-feira (25) as inscrições para o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema, evento que celebrará 13 canções com letra e música ligadas ao segmento sertanejo tradicional e raiz, com direito à premiação em dinheiro, troféu e certificados. O evento promove a música brasileira e podem participar autores de todo o território nacional.

João Pacífico viveu os últimos anos de vida no sítio Pirangi, em Guararema, para onde se mudou e construiu memórias na cidade. Autor de clássicos, como Cabocla Tereza, tem uma tragédia envolvendo, com lances, como a chegada à casa de uma das irmãs do maestro Carlos Magno – a mãe dele, foi trabalhar como doméstica em Campinas. O artista passou a ter ainda mais contato com a música e é referenciado como o Poeta do Sertão. Ele viveu até os 89 anos – os últimos deles, desfrutando a vida no campo.

Guararema, em homenagem ao morador ilustre, criou a Semana João Pacífico. 

A ideia do evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que terá dois dias de atividades abertas ao público em agosto, é preservar a memória de João Pacífico, considerado um dos principais nomes da música sertaneja raiz.

As inscrições podem ser feitas aqui (clique e acesse).

Além disso, a proposta tem como meta incentivar e difundir a produção musical desse segmento, bem como aprimorar e desenvolver a cultura musical, valorizar os artistas, os compositores e intérpretes, e promover o intercâmbio artístico-cultural, revelando novos talentos.

Gratuitas e disponíveis a pessoas de todas as cidades, as inscrições são recebidas em http://simctur.guararema.sp.gov.br/editais/, sendo que os artistas guararemenses devem estar obrigatoriamente cadastrados no Sistema de Indicadores e Mapeamento de Cultura e Turismo de Guararema (SIMCTur).

Cada participante pode inscrever até duas composições, mas apenas uma será classificada para a mostra. Após o encerramento das inscrições, será feita uma triagem dos materiais enviados, e então uma comissão julgadora selecionará 13 músicas para a mostra, sendo três canções de compositores de Guararema e 10 de todo o território brasileiro.

Os critérios de avaliação são, para além da análise da obra musical de modo geral, uma profunda observação da letra, interpretação e arranjo musical da faixa, sendo que todas as selecionadas receberão um prêmio de R$ 2 mil cada, mais troféus e certificados em várias categorias, inclusive Prêmio Prata da Casa para a melhor canção de compositor(a) local, melhor arranjo e melhor intérprete.

“Entendemos a música caipira como parte essencial da cultura de Guararema, que também guarda fortes relações com o turismo rural e com costumes como festas religiosas e tradicionais, onde o gênero sertanejo é sempre valorizado e associado”, defende o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que reconhece uma iniciativa realizada no passado, o Festival Regional da Canção Popular de Guararema, de 2008.

Outros editais
A Secretaria de Cultura e Turismo de Guararema também está com inscrições abertas para outros dois editais “fundamentais para o fomento da arte local”, como define Mateus Sartori, que falou sobre todos eles na última edição do programa Papo Aberto, ao final de março.

São eles o 3º Prêmio Guararema de Fotografia, que fará a seleção e premiação de imagens que integrarão uma exposição e também o acervo público de artes visuais da cidade, e o 3º Salão das Artes de Guararema, que tem o objetivo de fomentar, promover e difundir a produção artística, estimular a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, contribuindo para a formação de público e construção da história da arte no país.

As inscrições para todos os eventos estão disponíveis em http://simctur.guararema.sp.gov.br/editais/, onde também será possível ler todos os editais na íntegra.

Veja Também