Diário Logo

O Diário Logo

Guararema sedia 2º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê

O Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê, realizado pela primeira vez em 2021, volta a acontecer no próximo sábado (4), com o objetivo de reunir o maior número possível de amantes das miniaturas dos modelos do transporte ferroviário. A segunda edição do evento será realizada em Guararema, aberta ao público, com entrada gratuita e sorteio […]

27 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

O Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê, realizado pela primeira vez em 2021, volta a acontecer no próximo sábado (4), com o objetivo de reunir o maior número possível de amantes das miniaturas dos modelos do transporte ferroviário. A segunda edição do evento será realizada em Guararema, aberta ao público, com entrada gratuita e sorteio de brindes.

Das 9 às 17 horas, a Locomotiva 353 estará aberta para visitação na Estação Ferroviária de Guararema, na rua Dr. Falcão, 04, no Centro, onde haverá também exposição de maquetes e dioramas, além de uma loja e sorteio para um passeio de trem entre Guararema e o a Vila de Luís Carlos, que poderá ser realizado da cabine C-30 da ABPF, com direito a um acompanhante.

A realização é do produtor de eventos Ernesto Paparelli, com parceria da Prefeitura Municipal de Guararema,  por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo, e apoio de grupos como Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), MRS Logística, Projeto Rádio Trem, Pedal Cafeteria e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

No primeiro Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê, em outubro de 2021, cerca de duas mil pessoas participaram das atividades em Guararema, e a expectativa para a segunda edição é que o público seja ainda maior.

Ferromodelismo

O ferromodelismo é um hobby que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário (trens, bondes, automotrizes, cenários etc.), em escala reduzida.

Considerado um dos hobbies mais antigos do mundo, o ferromodelismo surgiu no auge do transporte ferroviário. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta do ano de 1830, por artesãos da Alemanha. No Brasil, a prática contribui para a manutenção da memória. Atualmente, empresas do mundo todo se dedicam a fazer os modelos que são comprados, montados e colecionados pelos apreciadores desta prática.

Veja Também