Diário Logo

O Diário Logo

Livro sobre a obra e legado do professor Armando Sérgio será lançado no dia 3

O livro  Armando Sérgio – O Artesão em sua Oficina” , uma  biografia do professor e ex-secretário de Cultura de Mogi das Cruzes será lançado no próximo dia 3 de junho, no Mogi Shopping, a partir das 15 horas. Armando Sérgio da Silva [1946-2023] foi dramaturgo, pesquisador e diretor de teatro. Ele morreu em fevereiro deste […]

24 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

O livro  Armando Sérgio – O Artesão em sua Oficina” , uma  biografia do professor e ex-secretário de Cultura de Mogi das Cruzes será lançado no próximo dia 3 de junho, no Mogi Shopping, a partir das 15 horas. Armando Sérgio da Silva [1946-2023] foi dramaturgo, pesquisador e diretor de teatro. Ele morreu em fevereiro deste ano, aos 77 anos – mas, acompanhou a produção e chegou a ver a edição impressa (leia aqui).

A obra resulta de projeto concebido por Leandro Sérgio da Silva, filho do professor da Escola de Comunicação e Artes, a ECA, da USP que residia em Mogi das Cruzes, e foi produzida por Roberta Regato. A autoria é do jornalista Walter de Sousa, com ensaio fotográfico de Robson Regato.

O financiamento é da LIC – Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes com apoio da Sancet Medicina Diagnóstica.

A biografia compila a trajetória do ator, diretor, professor, dramaturgo, autor de livros, cronista, pensador da educação e ex-secretário de Educação e Cultura de Mogi das Cruzes por duas vezes, de 1983 a 1987 e de 1992 a 1996.

Armando Sérgio, que fez carreira acadêmica na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sempre esteve diretamente ligada à cultura mogiana. Sua atuação no Grêmio Estudantil Ubaldo Pereira, do Instituto de Educação Dr. Washington Luís, na década de 1960, o levou a fazer uma escolha de vida pelo teatro. Primeiro como ator, e depois como diretor e fundador do Teatro Experimental Mogiano, onde a montagem da peça A Exceção e a Regra, de Bertold Brecht, acabou por levá-lo a se aprofundar nas técnicas de direção.

Nas décadas seguintes, continuou a criar grupos teatrais em Mogi, entre eles o Teatro Estudantil do Ginásio Industrial (TEGI), o Teatro Experimental Braz Cubas (TEBC) e o Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes (TUMC), ao passo em que desenvolveu importantes pesquisas acadêmicas sobre o Teatro Oficina (mestrado) e sobre a Escola de Arte Dramática (doutorado).

Quando assumiu a Secretaria de Educação e Cultura de Mogi das Cruzes, afirma o autor da obra, ele antecipou políticas culturais que inexistiam na administração pública, entre elas a realização de eventos multiculturais concentrados num único dia, como o Colorindo a cidade, que antecipou a Virada Cultural em duas décadas, além de organizar os artistas em associações para que pudessem ter autonomia política e cultural.

Na sua segunda gestão objetivou criar um Centro Cultural que se tornasse o ponto de referência da produção cultural mogiana, projeto que, infelizmente, foi inviabilizado pelos meandros da vida política.

A obra apresenta ensaio fotográfico de Robson Regato realizado no Teatro Vasques, que contou também com a presença de amigos como Adamilton Andreucci, Mário Sérgio de Moraes, Miguel Colella e Amair Campos, da esposa Rosemary Muniz e do filho Leandro Sérgio.

“A publicação busca ser uma justa homenagem a essa personalidade de grande importância no cenário cultural de Mogi das Cruzes, recentemente falecido, e que deixa um legado inestimável para as gerações futuras”, afirma os organizadores da obra que foi financiada pela Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes por meio da Lei nº 6.959/14 (Lei de Incentivo a Cultura) – Projeto Aprovado nº 635/2021.

Serviço:

Armando Sérgio – O Artesão em sua Oficina – Biografia de Armando Sérgio

Lançamento no dia 3 de junho de 2023

Horário: das 15h às 19h

Preço: R$ 50

Local: Praça Boulevard (em frente ao Café Havanna) – Mogi Shopping (Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 1001 – Jardim Armenia, Mogi das Cruzes)

 

 

 

Veja Também