Diário Logo

Mogi abre oficialmente a 410ª Festa do Divino Espírito Santo

As bandeiras vermelhas voltaram a colorir a cidade para anunciar a Festa do Divino Espírito Santo, que foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (18), seguindo um ritual com a participação de religiosos, festeiros, rezadeiras, grupos folclóricos e autoridades do município, que cantaram e rezaram durante o cortejo que saiu da Prefeitura rumo à praça […]

18 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

As bandeiras vermelhas voltaram a colorir a cidade para anunciar a Festa do Divino Espírito Santo, que foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (18), seguindo um ritual com a participação de religiosos, festeiros, rezadeiras, grupos folclóricos e autoridades do município, que cantaram e rezaram durante o cortejo que saiu da Prefeitura rumo à praça da matriz, onde houve o hasteamento das bandeiras e inaugurado o império.

Após a cerimônia, comandada pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, e pelos casais de festeiros, Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina, todos seguiram em procissão até a quermesse, onde foi inaugurado um novo portal, com a exposição de mais de sete mil fotos de anos anteriores. No recinto também foi feita a abertura oficial de mais um império, instalado perto da entrada principal do CPI, no Mogilar.

O evento, que neste ano chegou à sua 410ª edição, era aguardado com muita expectativa por parte dos mogianos, que ficaram dois anos sem a tradicional festa religiosa, considerada a maior da cidade e do Brasil. Em 2020 e 2021, o evento foi restrito apenas à parte religiosa por causa da pandemia de Covid-19.

Neste ano, a abertura da festa voltou ao formato original. Por volta das 16 horas, os devotos se encontraram na casa dos festeiros, em César de Souza, com a participação da Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida, de Braz Cubas, para fazer a troca das bandeiras dos festeiros do ano passado pela nova, com o tema de 2023 – “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias”.

Logo após, todos se dirigiram à Prefeitura, onde foram recebidos pela vice-prefeita Priscila Yamagami, que representou o prefeito Caio Cunha (PODE), em viagem pelos Estados Unidos. Ela falou sobre a emoção por estar vivendo aquele momento e  importância de manter a tradição e destacou o significado da festa, dizendo que “o Divino é Mogi e Mogi é o Divino”, uma tradição que ela entende que deve ser preservada e mantida pelas futuras gerações.

O cortejo seguiu de até praça Coronel Almeida para o hasteamento da bandeira do Divino, onde o bispo também rezou e abençoou as bandeiras dos devotos. Mais uma vez, dom Pedro falou sobre a religiosidade dos mogianos, sobre a fé que une e fortalece as famílias

Ele pediu proteção à cidade e seus governantes e enalteceu o lado social da festa, além do trabalho dos voluntários, que se dedicam durante os nove dias do evento, ajudando na quermesse a arrecadar recursos para as entidades assistenciais de Mogi. O religioso convidou a todos para participarem das atividades religiosas, como novenas e alvoradas, que começam neste sábado (20).

O festeiro também se pronunciou para falar sobre o empenho de todos os envolvidos na organização. Estiveram presentes o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) e os vereadores Edson Santos (PSD), Milton Lins da Silva – Bi Gêmeos (PSD), Johnross Jones Lima (PODE) e Mauro de Assis Margarido (PSDB), além de personagens como o ex-vereador e ex-festeiro Cuco Pereira e o ex-deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira.

Seguindo ainda com o ritual de abertura, o cortejo seguiu a pé até a quermesse para dar início à programação festiva. Muita gente já circulava pelo local no primeiro dia de evento, sinais de que o público deve realmente prestigiar os nove dias de festejos, que neste ano vai trazer muitas novidades.

 

Leia também: Com programação completa, Festa do Divino 2023 está de volta. 

 

Veja Também