Diário Logo

TV Diário celebra a fé com o especial “Viva o Divino”, neste sábado

Com uma tradição de mais de 400 anos, a programação da Festa do Divino de Mogi das Cruzes reúne, anualmente, uma multidão apaixonada ao longo dos dias do evento. Entre aqueles que comparecem às alvoradas, rezas, quermesse, Entrada dos Palmitos e Procissão de Pentecostes há uma importante semelhança: a fé. Essa fé é passada de […]

3 de junho de 2023

Reportagem de: O Diário

Com uma tradição de mais de 400 anos, a programação da Festa do Divino de Mogi das Cruzes reúne, anualmente, uma multidão apaixonada ao longo dos dias do evento. Entre aqueles que comparecem às alvoradas, rezas, quermesse, Entrada dos Palmitos e Procissão de Pentecostes há uma importante semelhança: a fé. Essa fé é passada de geração a geração e faz com que a festa mogiana seja uma das maiores do Brasil. Pensando nisso, a TV Diário preparou o especial “Viva o Divino”, que vai ao ar neste sábado (3), às 15h15, e promete emocionar os telespectadores.

Este ano de 2023 ficou marcado pela volta completa da Festa, que por conta da pandemia ficou por três anos sem sua programação plena. Durante esse tempo, pessoas importantes para o evento acabaram morrendo. Elas faziam as festividades acontecerem de diferentes maneiras e é isso que o programa mostrará. Com base na história de três delas, serão exibidas imagens de lembranças desses fiéis na Festa, com fotos e outras recordações, como bandeiras, caixa de pedidos e bloco de anotações de uma rezadeira. Tudo isso foi assistido e comentado por familiares de cada um deles.

“O que pensamos foi em abordar o vazio e a saudade que essas pessoas deixaram, mas mostrar também como elas foram relevantes para a Festa e um exemplo de fé. Isso fica perceptível na herança que ficou, porque elas inspiram os familiares e devotos que seguem em frente com a Festa. Nós selecionamos três personagens, mas sabemos que isso representa outras pessoas que partiram ao longo desses três anos e tinham histórias parecidas”, afirma Dino Rodrigues, diretor de Jornalismo da TV Diário.

O programa será dividido em três blocos, com uma história em cada um deles. As imagens captadas foram exibidas para os familiares em uma grande tela, onde a emoção foi inevitável. No estúdio, além de assistir ao vídeo, o familiar de cada personagem deu seu depoimento, em um momento de encontro com memórias afetivas e, claro, de fé no Divino Espírito Santo.

Uma das entrevistadas é Andreia Pires, filha de João Pires, que morreu em março de 2022. Ele era conhecido como a voz da alvorada da Festa do Divino de Mogi. No programa, ela conta que o cargo agora é de um amigo da família, o advogado Luiz Fernando Prado, que recebeu de presente deles a boina que João sempre usava nas alvoradas.

“Cada familiar deu o depoimento separadamente, mas nós percebemos que eles têm muitas coisas em comum. A forma como lembram dessas pessoas, dizendo o quanto elas foram fortes e tiveram essa força para levar a fé. Eles têm em comum também a provação. De questionarem a partida dessas pessoas que eram tão fiéis a Deus e ao Divino, e isso é muito humano. Além disso tudo, todos eles ainda sentem a presença desses familiares de uma maneira muito intensa, seja durante a Festa ou até mesmo no dia a dia”, conta Rodrigues.

E é notório que essas figuras tão marcantes para a festa não inspiraram apenas quem estava por perto. É por conta delas que a Festa do Divino de Mogi ganhou a proporção que tem hoje, se tornando uma celebração emocionante, que reflete a alma de todos aqueles que participam. As rezadeiras, que exercem seus papéis antes mesmo da Festa começar, inspiram as casas por onde passam e se inspiram umas nas outras. No afogado – tanto o do povo, quanto o da quermesse – voluntários dão o seu máximo para servir o melhor que podem para todos. E é assim que o evento funciona, não apenas nos 11 dias da Festa, mas ao longo de todo o ano, desde a planejamento até o encerramento.

No último bloco do programa, os três entrevistados falam durante a Procissão de Pentecostes, que encerra a Festa, sobre o que esperam do futuro. E é assim que o especial Viva o Divino é finalizado, com um olhar para o futuro. 

“Para mim é motivo de muita honra e orgulho poder participar desse projeto, porque acho que essa festa é a fé popular na essência. É uma festa que se ergue e se sustenta pela fé dos devotos. Isso dá para perceber na quantidade de pessoas que comparece, que sai da zona rural muito cedo para participar do evento e com esse especial reconhecemos essa fé do devoto”, ressalta o diretor de Jornalismo.

Dez pessoas fizeram parte da equipe para que o especial fosse produzido. Algumas imagens foram captadas durante a Festa, enquanto os depoimentos foram dados antes mesmo do evento acontecer. O head de programação e entretenimento na TV Diário, Gustavo Pinho, afirma que ter um produto regional para a programação é sempre muito importante, já que o regionalismo é o DNA de qualquer emissora afiliada.

“Quando se fala da Festa do Divino, que é tão tradicional na nossa região, isso se torna ainda mais forte e emblemático, não só pelo tempo que a festa aconteceu de forma restrita, mas pelas histórias que serão contadas de alguns personagens que fizeram, por tanto tempo, parte da festa”, conclui Pinho.

Veja Também