Diário Logo

O Diário Logo

Jogos de futsal agitam Mogi das Cruzes a partir deste sábado

Foi dada a largada para os campeonatos de futsal que abrem a temporada. Um dos times da região que luta para crescer é o Inter Mogi das Cruzes Futsal, que estreia nesta quarta-feira (5) na Copa da Liga Paulista, com o elenco Sub-20. O time encara o Itapetininga, a partir das 19h30, no Ginásio Poliesportivo […]

1 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Foi dada a largada para os campeonatos de futsal que abrem a temporada. Um dos times da região que luta para crescer é o Inter Mogi das Cruzes Futsal, que estreia nesta quarta-feira (5) na Copa da Liga Paulista, com o elenco Sub-20. O time encara o Itapetininga, a partir das 19h30, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta. O novo equipamento, aliás, recebe diversos jogos de diferentes campeonatos da modalidade, a partir deste sábado (1°).

O Inter Mogi é um time que desde 2021 passou a se concentrar nas categorias de base, após acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, segundo contam os dirigentes. A ausência de um time adulto para representar Mogi das Cruzes Brasil afora é explicada pela falta de dinheiro do grupo – um problema comum no mundo do esporte. Mas o clube tem um projeto para o segundo semestre de buscar patrocínios na iniciativa privada e, quem sabe, retomar o projeto profissional em 2024. 

Os resultados da base do Inter Mogi não deixaram de ser satisfatórios. A equipe espera uma boa posição na Copa LPF deste ano. Pode se dizer que o grupo vive um novo ciclo, já que nos últimos meses começou a treinar no  ‘Tuta’.

“É uma estrutura ótima, com boa localização e fica mais fácil para os atletas treinarem”, comenta o coordenador da equipe Amós Martins. O jogo de estreia, nesta quarta-feira (5), marca 41 anos que o ‘professor’ está no projeto de futsal, que já teve outros nomes no passado. 

“É o nosso primeiro jogo oficial no ‘Tuta’. Começamos a treinar lá no começo de fevereiro; antes os jogos eram no Botujuru, muito fora de mão, explica o coordenador. 
O Inter Mogi caiu no Grupo A da Copa LPF e além do Itapetininga Futsal, ainda competirá com o Diadema Futsal, Wimpro Guarulhos, Francisco Morato Futsal e Guararema Futsal. Os jogos são apenas de ida, entre os times da mesma chave.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Mogi Futsal disputa a Copa LPF de Futsal, pela categoria Sub 20.  Para essa primeira competição de 2023, o elenco mogiano contará com 14 atletas,

Segundo conta Amós, em 2021, no primeiro ano da disputa, os mogianos conquistaram o  vice-campeonato da Copa LPF. No segundo semestre do ano levantaram o título de campeões da Liga.

Em 2022, a equipe foi campeã da Copa LPF de forma invicta e terceira colocada no segundo semestre da Liga Paulista.

 “Nesses dois anos, além do bom desempenho, obtivemos também premiações individuais como artilharia e melhor goleiro”, conta Amós. 
Sobre esse ano, as expectativas continuam altas. “Nós começamos os treinamentos com bastante dificuldade, porque dois atletas foram embora para outro clube, mas retornaram. Kevin e Augusto são justamente dois destaques. Com a volta deles voltamos para brigar para ficar entre as 4 primeiras posições”.

O Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta, fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, s/n, no Mogilar – ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos. 

A Copa Paulista abre a temporada de 2023. Depois, o Inter Mogi deve competir, em julho, nos Jogos Regionais, em Pindamonhangaba. Em agosto deve disputar ainda a Liga Paulista. 

A partir daí começam as ‘grandes metas do time’, que é de retornar com o time adulto. 

“Ano que vem estamos batalhando para entrar com o time profissional na Liga Paulista”, conta Amós, ao explicar que a competição é apenas para franqueados. O time tem a franquia, mas pode perder a vaga na competição se não jogar por três anos. 

O coordenador está há mais de 40 anos na equipe. “Eu aqui em Mogi fiz muita coisa, fui árbitro, treinador e hoje estou de coordenador”, conta. 

Ao ser questionado sobre o que mais gostaria de fazer junto ao futsal de Mogi Amós explica: 

“Eu me sinto realizado profissionalmente, mas nós sempre queremos mais e quem sabe um dia, ainda irei disputar a Liga Profissional”. 
Na avaliação dele, a cidade já teve mais tradição no futsal, inclusive com atletas daqui saindo para a Seleção Brasileira. 

Jogos em Mogi

Neste sábado (1º) o Ginásio Tuta recebe jogos de futsal pela manhã e à noite. O dia começa com as partidas das categorias de base masculinas, pela série A1 do Campeonato Metropolitano. Já a partir das 20h, tem futsal feminino pela Copa Estadual da Liga Paulista.
Às 9h começam os jogos pelo Campeonato Metropolitano 2023 de Futsal. As categorias de base masculinas da série A1 jogam pela 4ª rodada da competição. O Mogi Esporte Clube enfrenta o Clube Atlético Ypiranga, da capital. As partidas serão na seguinte ordem: Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12. 

Já à noite, às 20h, a equipe da categoria principal do Desportivo Mogiano joga contra o time de Hortolândia, na estreia pela Copa Estadual da Liga Paulista de Futsal Feminino. 

“O Ginásio Tuta tem uma infraestrutura ideal para os jogos de futsal; a quadra poliesportiva tem medidas oficiais para a modalidade e o ginásio tem capacidade de público de até mil pessoas. É um grande palco para as equipes mogianas de futsal e a população pode comparecer para torcer por nossos atletas”, convida o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira. 

Outra novidade é que a equipe do Taubaté Futsal vai mandar jogos da Liga Nacional – a elite da modalidade – também no ‘Tuta’. A equipe fará 11 jogos na cidade, a partir de 7 de abril. 

O time trouxe em nota a explicação:  Taubaté não tem, no momento, um ginásio que atenda às exigências técnicas da Liga Nacional, principalmente com relação à capacidade mínima exigida pelo regulamento da LNF na primeira fase, de mil lugares.
A Liga Nacional contará com a participação de 24 times, que se enfrentam em turno único na primeira fase, até o dia 23 de setembro.
Essa é uma oportunidade para o mogiano que gosta de futsal aproveitar os jogos dos times da elite paulista. 

Veja Também