Nova chance do Flamengo não deve ser em 2024; veja quando será o próximo Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes como é disputado hoje tem em 2023 sua edição de despedida. A partir de 2025, o campeonato passará a ser disputado a cada quatro anos e terá um aumento significativo na quantidade de times participantes: de 7 para 32. A ideia é de que se assemelhe à Copa do Mundo, e […]
Reportagem de: O Diário
O Mundial de Clubes como é disputado hoje tem em 2023 sua edição de despedida. A partir de 2025, o campeonato passará a ser disputado a cada quatro anos e terá um aumento significativo na quantidade de times participantes: de 7 para 32. A ideia é de que se assemelhe à Copa do Mundo, e o ano escolhido para disputa é o ano anterior à maior competição entre seleções do mundo, com as mesmas sedes. Em 2025, então, a expectativa é de que aconteça no México, Canadá e Estados Unidos.
O Flamengo perdeu para o Al Hilal por 3 a 2, nesta terça-feira, em Tânger, no Marrocos, e vai disputar o terceiro lugar do Mundial de Clubes, no próximo sábado. O time árabe saiu na frente com Salem Al-Dawsari, o rubro-negro empatou com Pedro, mas o mesmo Al-Dawsari recolocou o Al Hilal na frente. No segundo tempo, Vietto fez o terceiro.
O plano inicial da Fifa era que o novo formato começasse já em 2021, com 24 clubes, mas a pandemia da Covid-19 adiou o esquema inicial. Na proposta original, a América do Sul inscreveria seis clubes na competição, mas a organização ainda não confirmou o número de vagas por continente. De acordo com informações do ge, a Uefa apenas concordou com o novo formato tendo direito à 12 vagas, o que corresponde à 37.5% do total de participantes.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez o anúncio durante a Copa do Mundo do Catar e anunciou também a edição feminina da competição, mas também não deu mais informações.