Diário Logo

Notizia Logo

Festa da Cerejeira preserva a tradição da culinária e cultura japonesa em Suzano

A 36° edição da Festa da Cerejeira ocorre neste sábado e domingo (01 e 02/07), na sede da Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo (avenida Armando Salles de Oliveira, 444 – Parque Suzano), das 10 às 22 horas. A entrada será gratuita. O evento mantém a programação tradicional com a preservação da cultura japonesa  na cidade, […]

27 de junho de 2023

O Diário

A 36° edição da Festa da Cerejeira ocorre neste sábado e domingo (01 e 02/07), na sede da Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo (avenida Armando Salles de Oliveira, 444 – Parque Suzano), das 10 às 22 horas. A entrada será gratuita. O evento mantém a programação tradicional com a preservação da cultura japonesa  na cidade, com atrações como a exposição brasileira de carpas e os concursos de Miss Cerejeira 2023.

Um encontro entre o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e diretores do Bunkyo na segunda-feira (26) discutiu os detalhes do evento que reúne milhares de pessoas.

A festividade terá a 41° edição da Exposição Brasileira de Nishikigois, com a exibição de ampla variedade de carpas ornamentais.

Durante o final de semana, os visitantes terão acesso a uma série de pratos típicos japoneses na área interna do Bunkyo e nas barracas que estarão espalhadas na parte de acesso à sede.

Entre os pratos mais concorridos estão o yakissoba, tradicional macarrão preparado com legumes e carnes, o harumaki, popularmente conhecido como rolinho primavera, além do doce sakuramochi, feito a partir de folhas de cerejeira.

Háverá ainda a premiação do concurso de Miss Cerejeira. Às 17 horas, a cerimônia de premiação do Mister e da Miss Cerejeira Mirim. Às 19 horas, será a vez definida a campeã da categoria principal, a de “Miss Cerejeira 2023”.

O presidente do Bunkyo, Reinaldo Katsumata, contou que será feita a arrecadação de peças de roupa e cobertores para a Campanha do Agasalho, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade. Posteriormente, os itens são distribuídos a pessoas e famílias carentes.

Ashiuchi declarou que a festividade é uma das mais importantes do município em termos culturais, por isso, o apoio é essencial. “É um evento tradicional que movimenta um público muito grande, pois a espera pela Festa da Cerejeira é sempre muito grande. Estamos colaborando com a organização do evento, pois seguimos sempre aberto ao diálogo para garantir experiências positivas aos munícipes. Em nome do presidente Reinaldo, parabenizo a diretoria e toda a organização do Bunkyo pela dedicação e seriedade por trás desta que é uma das mais notórias festas de Suzano”, comentou.

Também participaram do encontro o vice-presidente da entidade, Marcos Barbosa; o presidente do Conselho Deliberativo da organização, Minoru Harada; e a presidente da associação Hahanokai, Sadako Yoshida.

Veja Também