Diário Logo

Notizia Logo

Festa do Divino de Mogi é tema de mostra no Museu de Arte Sacra e na Estação Tiradentes

Programação do evento “Cultura e devoção: Divino em Mogi. A festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes” pode ser conferida até o dia 10 de março

7 de fevereiro de 2024

Exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo aborda a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes | Divulgação

Reportagem de: O Diário

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será tema de duas importantes mostras em São Paulo, neste fim de semana. Pelo nono ano, a festividade religiosa e folclórica da Cidade é tema de mostra no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Além disso, pela primeira vez, o evento será exposto na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes.

As atrações da atividade “Cultura e devoção: Divino em Mogi. A festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes” terão início neste sábado (3), sob a organização do próprio MAS-SP, em parceria com a Associação Pró-Festa do Divino, a Diocese de Mogi das Cruzes e a Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes. No MAS-SP, a mostra será aberta às 9 horas, com a presença do bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini. Neste dia, uma série de atividades que ressaltam a grandiosidade da Festa do Divino de Mogi das Cruzes poderão ser conferidas pelos devotos e demais visitantes. E na sequência, será feita a abertura da mostra na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes. Neste espaço, a exposição segue até o dia 10 de março.

Os festeiros e capitães de mastro de 2024, respectivamente, Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os capitães de mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos contam com a participação do público em geral e reforçam o convite para estas duas ações culturais. O tema da festa deste ano é “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia”. 

Quem for ao Museu vai conferir algumas atividades especiais da Festa do Divino, que neste ano completará 411 anos de fé e tradição. A área externa do MAS – SP receberá um Subimpério do Divino; o grupo folclórico Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, Rezadeiras, devotos e Festeiros e Capitães de Mastro. O dia terá o levantamento do Mastro e distribuição da bebida rosa-sol, típica da festividade. 

O culto ao Divino é uma festa de fé do povo brasileiro. A Santíssima Trindade é formada pelas figuras do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Espírito Santo já foi representado como um sopro, uma pequena chama, um órgão e até mesmo como uma figura feminina em algumas seitas. No Novo Testamento Ele aparece como uma pomba que desce na hora do batismo de Jesus. 

  • SERVIÇO
  • Exposição: “Cultura e devoção: Divino em Mogi. A festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes”
  • Abertura: 3 de fevereiro (sábado) – 10 horas 
  • Período: de 3 de fevereiro de 2024 a 10 de março de 2024
  • Local: Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes
  • Endereço: Av. Tiradentes – Luz, São Paulo
  • Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS.SP
  • Tel.: (11) 3326-3336
  • Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas (entrada permitida até às 16h30)
  • Ingresso: grátis para usuários do Metrô
Veja Também