Diário Logo

Notizia Logo

Guararema homenageia João Pacífico, um dos principais nomes da música caipira

No mês de agosto, atividades culturais gratuitas e abertas ao público celebram João Baptista da Silva, o João Pacífico (1909-1998), grande compositor, entusiasta e um dos principais nomes da música caipira, que nasceu em Cordeirópolis/SP e passou os últimos anos da vida em Guararema. A programação em homenagem ao artista, que é conhecido por canções […]

4 de agosto de 2023

O Diário

No mês de agosto, atividades culturais gratuitas e abertas ao público celebram João Baptista da Silva, o João Pacífico (1909-1998), grande compositor, entusiasta e um dos principais nomes da música caipira, que nasceu em Cordeirópolis/SP e passou os últimos anos da vida em Guararema. A programação em homenagem ao artista, que é conhecido por canções como ‘Cabocla Tereza’ e ‘Chico Mulato’, tem início neste sábado (5), com uma homenagem musical.

A partir das 9 horas, amigos, cantores e admiradores da obra e cancioneiro de João Pacífico se reúnem na entrada do Cemitério São Benedito, ao número 105 da rua Marcondes Flores, no Centro da cidade, para entoar um tributo que percorre todo o local até o túmulo do ídolo.

Já às 20 horas do dia 10 (quinta-feira), a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” será palco para o espetáculo ‘Poeta do Sertão’, protagonizado pelo casal Maria Antonia e Frederico Mogentale, o Freddy, que conheceram João Pacífico em 1981 e o convidaram para morar em Guararema, onde João Pacífico levava uma vida tranquila, regada a muita moda de viola com os amigos.

Dando sequência às atrações, em agosto será realizado o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema, fruto de um edital municipal que recebeu inscrições de artistas de todo o país.

Com show de João Paulo Amaral, a abertura do evento será no dia 11 (sexta-feira), às 20 horas, no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”. Ele tocará as principais faixas do repertório de João Pacífico, inaugurando o palco que no dia seguinte receberá os artistas que participaram do edital 001/2023, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Idealizado para preservar a memória de um dos principais nomes da música sertaneja raiz”, como define o secretário Mateus Sartori, o festival recebeu mais de 100 canções de 58 proponentes de 37 cidades e 11 estados diferentes. 

Uma comissão julgadora formada por profissionais da área cultural e musical analisou todas as inscrições e selecionou 13 delas, de artistas de Guararema, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Atibaia, São Paulo, Rio de Janeiro e também Belo Horizonte e Contagem, de Minas Gerais; Vitória da Conquista, na Bahia; Ouricuri, em Pernambuco; e Afonso Cláudio, no Espírito Santo.

Estas canções serão apresentadas ao vivo para o público a partir das 19 horas do dia 12 (sábado), sendo que as melhores receberão um troféu conforme previsto no edital. A lista com todos os nomes dos inscritos e selecionados está disponível em http://simctur.guararema.sp.gov.br/editais/2.

Todas as atividades relacionadas a João Pacífico são gratuitas e têm classificação indicativa livre. Mais informações estão disponíveis em https://guararema.sp.gov.br/turismo/calendario-de-eventos/ ou então nas redes sociais da Prefeitura de Guararema (Instagram, Facebook e Threads).

Veja Também