Felipe Martins fala sobre empreendedorismo no mundo digital e focos para 2021
Há 22 anos, quando a internet ainda “era tudo mato”, Felipe Martins já começava a desbravar o mundo digital. Aos 14 anos, ele fazia site para empresas. Mais de duas décadas depois, o universo cibernético deu um boom, devido à pandemia do novo coronavírus. A corrida das empresas para o online foi antecipada em, pelo […]
Reportagem de: O Diário
Há 22 anos, quando a internet ainda “era tudo mato”, Felipe Martins já começava a desbravar o mundo digital. Aos 14 anos, ele fazia site para empresas. Mais de duas décadas depois, o universo cibernético deu um boom, devido à pandemia do novo coronavírus.
A corrida das empresas para o online foi antecipada em, pelo menos, cinco anos, na avaliação dele. É nesse clima de mudança que ele deixou esse ano a função na empresa da mãe, a Dotstore, para se dedicar integralmente aos novos projetos, que envolvem, inclusive, um curso em que ele vai repassar todo o seu aprendizado como empreendedor do universo online para os alunos.
A história de sucesso de Felipe foi apoiada no incentivo da família. Só mais tarde ele descobriu que os pais pagaram a um amigo para que pudessem contratá-lo e assim estimular o jovem empreendedor. E deu certo. Tempos depois, ele começou a se envolver com o comércio eletrônico, desenvolvendo pré-projetos para imobiliárias, contabilidade e outros estabelecimentos. Eram sites pré-prontos, que necessitavam apenas de personalização para ficarem prontos. Foram mais de dois mil sites vendidos pela Ganhetempo.com, a empresa da família. O nome foi escolhido porque tanto era fácil.
“Depois a gente desenvolveu um sistema de loja virtual, foi quando começou a crescer bem mais. Faz quase 19 anos isso, e aí a gente começou a vender muito mais esse sistema do que os outros. A minha mãe criou junto com um sócio, em 2004, a Dotstore, que cuidava de uma plataforma de comércio eletrônico, e a Ganhetempo.com para a Boigy, que passa a fazer todo o resto: desenvolve portais, estratégia de marketing e toda a parte digital que não era o sistema E-commerce”, diz.
Mas em 1 de outubro deste ano, Martins deixa a Dotstore para se dedicar a Boigy, que também oferece agora desenvolvimento de lojas virtuais e ainda outro negócio da família, a Feijoada da Veia. A empresa nasceu em janeiro deste ano, com uma receita tradicional na cidade, e também surfou na onda das vendas on-line.
“A gente lançou em 25 de janeiro e nem tinha os casos da Covid-19, ainda assim as vendas eram só aos sábados e domingos para entrega ou retirada. Tem a receita ser tradicional e de qualidade, mas o fato de as pessoas ficarem em casa acabou contribuindo para o crescimento do negócio. Eu não digo que foi o segredo, mas contribuiu. Hoje é a feijoada melhor avaliada pelo Ifood na cidade”, conta.
Para quem acompanha há anos o universo da internet, Martins diz que a quarentena de prevenção ao novo coronavírus adiantou em pelo menos, meia década, a migração de lojas e serviços para a internet. Para ele, o mundo digital é um caminho sem volta pela praticidade e foi esse o mote para conquistar as pessoas.
“O que acontece foi que o cliente foi obrigado a comprar pela internet tanto produto quanto comida, devido à pandemia, e também alguns que já compravam continuaram comprando. Além da segurança, eles vieram a praticidade de receber o produto certinho em casa, entende que é legal e continua. Enquanto o comerciante já sabia da necessidade de ir para o online, mas acabava deixando para depois. Com a quarentena, o lojista se sentiu obrigado a acompanhar esse comportamento”, pontua.
Focos para o ano de 2021
Felipe Martins, 36 anos
Pela Boigy, entrar com força total para digitalizar as empresas que ainda não entraram para a internet
Criar e ministrar um curso treinamento chamado
“Segredo do E-commerce”, com toda a sua bagagem para quem quiser criar um negócio de sucesso.
Ampliar a Feijoada da Veia, reforçando como a opção de refeição aos finais de semana na cidade, com a praticidade de receber tudo em casa.
Sobre Felipe
Felipe Martins tem 36 anos e é fundador da Boigy. Agência de estratégia, desenvolvimento e marketing, que agora também se especializa na criação e assessoria de lojas virtuais. Martins ostenta no currículo o cargo de diretor de Novas Tecnologias na Associação Comercial de Mogi, conselheiro do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia, consultor de E-commerce, Marketing Digital e Startups, palestrante e mentor de startups.