Diário Logo

Notizia Logo

Fogo em vegetação é controlado pelas equipes de Segurança Urbana em Itaquá

Na última terça-feira (24), a Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Defesa Civil e da Guarda Ambiental, estiveram no Jardim Itapuã para combater o fogo em uma área de vegetação. A pasta orienta para que a população redobre os cuidados durante o outono e o inverno, pois trata-se de um período seco, […]

26 de maio de 2022

Reportagem de: O Diário

Na última terça-feira (24), a Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Defesa Civil e da Guarda Ambiental, estiveram no Jardim Itapuã para combater o fogo em uma área de vegetação.

A pasta orienta para que a população redobre os cuidados durante o outono e o inverno, pois trata-se de um período seco, com menos chuvas e, consequentemente, menor umidade no ar, o que pode causar incêndio em vegetações rasteiras e até em área de mata.

“Muitas pessoas não têm noção da proporção que um incêndio pode ter. Apenas descartar um cigarro aceso pode acarretar em graves consequências para a biodiversidade e também para a própria população”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

Fogo em mato, quintal ou terreno abandonado é crime. “A Lei Federal nº 9.605/1998 é clara quando diz que destruir ou danificar a vegetação é crime, inclusive o artigo 41 especifica que provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar pena de dois a quatro anos, além de multa”, acrescentou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.

Em casos de incêndio, a população pode acionar a Guarda Ambiental pelo número 153, a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Veja Também