Diário Logo

Notizia Logo

GCM de Ferraz resgata tucano-de bico-verde

A Secretaria Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos, resgatou um tucano-de-bico-verde, após ele ficar preso na casa de um morador da cidade, na Vila Margarida, nesta segunda-feira (29).  Membros da pasta e da Guarda Ambiental notaram que o animal estava atordoado, bastante assustado e que não conseguia alçar […]

29 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos, resgatou um tucano-de-bico-verde, após ele ficar preso na casa de um morador da cidade, na Vila Margarida, nesta segunda-feira (29). 

Membros da pasta e da Guarda Ambiental notaram que o animal estava atordoado, bastante assustado e que não conseguia alçar voo.  Os agentes resgataram o animal silvestre e o conduziram ao CRAS-PET para receber o atendimento veterinário necessário e indicar se ele escapou ou não de um cativeiro clandestino. 

O tucano-de bico-verde é uma espécie nativa do Brasil. Tais aves medem cerca de 48 centímetros de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, bico de cor verde, garganta e peito amarelo e barriga vermelha. Infelizmente são perseguidos por caçadores por causa da sua carne.

No Brasil, não são considerados em extinção, mas com a devastação do seu habitat natural e o tráfico ilegal de animais, os mesmos acabam invadindo cada vez mais o espaço urbano.

Vale lembrar que pela Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, criar e/ou manter um animal silvestre de forma clandestina é crime e sua pena varia de seis a um ano de detenção, além de multa por animal mantido ilegalmente, no valor de R$ 500 até R$ 5 mil, caso a espécie esteja ameaçada de extinção.

Em nota, a Prefeitura de Ferraz destaca que a população pode ajudar na busca, resgate ou denúncia de cativeiros de animais silvestres, de forma anônima, pelos telefones 4679-4334 e 4677-3112.

Veja Também