Diário Logo

Notizia Logo

Legislativo homenageia servidora de Mogi, participante de reality Merendeiras do Brasil

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes fez uma homenagem nesta terça-feira (01) à merendeira Geralda de Oliveira Leite Silvano, conhecida como “Tia Gê”, por sua participação no Programa Merendeiras do Brasil, exibido das 12 às 13 horas, aos domingos, pela Rede TV. A homenagem foi sugerida pelo vereador Edson Santos (PSD), que falou sobre […]

1 de junho de 2022

Reportagem de: O Diário

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes fez uma homenagem nesta terça-feira (01) à merendeira Geralda de Oliveira Leite Silvano, conhecida como “Tia Gê”, por sua participação no Programa Merendeiras do Brasil, exibido das 12 às 13 horas, aos domingos, pela Rede TV.

A homenagem foi sugerida pelo vereador Edson Santos (PSD), que falou sobre a trajetória da merendeira na cidade. Tia Gê é auxiliar de desenvolvimento na Secretaria Municipal de Educação, onde atua há 16 anos. Hoje em dia, ela está lotada na Escola Municipal Professora Florisa Faustino Pinto, no bairro Jardim Santos Dumont.

De acordo com o vereador, ela foi estimulada por seus colegas para participar do projeto seletivo para se tornar representante de São Paulo no programa da emissora, que dá um espaço para as merendeiras de escolas públicas brasileiras. Nesse reality, elas são desafiadas na culinária em quesitos como menor tempo, uso de ingredientes regionais e conhecimentos nutricionais.

O programa, laçado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), reúne 15 merendeiras de vários lugares do Brasil. Em oito episódios, as participantes serão testadas em provas que vão ser formuladas com base nos quesitos técnicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A homenagem feita com aprovação de moção de votos de aplausos será encaminhado ao presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, ao ministro da Educação, Victor Godoy, à coordenadora-geral do PNAE, Karine Silva dos Santos, ao reitor da Unilab (Universidade Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira) — a instituição de ensino superior é responsável pela execução do programa —, Roque do Nascimento Albuquerque —, e à diretora da Escola Municipal Florisa Faustino Pino, Mônica Raquel de Souza Matheus Felismino.

 “A tia Gê, uma funcionaria publica concursada de carreira, está representando não só a cidade de Mogi, mas todo o Estado de São Paulo num programa de TV”, enfatiza o vereador. Ele aproveitou o tema para falar sobre a qualidade da merenda escolar de Mogi das Cruzes, que já foi premiada e reconhecida como a melhor do estado. “Não podemos deixar que a qualidade caia nunca. A tia Gê é motivo de grande orgulho para o funcionalismo público, para a Educação e para a nossa cidade”, declarou Santos.

A vereadora Inês Paz (PSOL), aproveitou o momento para falar sobre o enfrentamento das condições de trabalho desta categoria. “Atualmente são três as principais reivindicações destas trabalhadoras: plano de carreira, possibilidade de ascensão profissional através da retirada de exigência do diploma de nutricionistas às visitadoras e adicional de insalubridade”, comentou.

 

 

Veja Também