Diário Logo

Notizia Logo

Lu Alckmin passa por Mogi e faz vídeo no Parque Centenário; assista

A ex-primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, esteve em Mogi das Cruzes na manhã desta quinta-feira (6). Ela, que participou da criação da Rota da Luz quando seu marido, Geraldo Akckmin, atual candidato à vice-presidência do Brasil, era o governador de São Paulo, veio à cidade justamente para iniciar mais uma caminhada neste […]

6 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

A ex-primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, esteve em Mogi das Cruzes na manhã desta quinta-feira (6). Ela, que participou da criação da Rota da Luz quando seu marido, Geraldo Akckmin, atual candidato à vice-presidência do Brasil, era o governador de São Paulo, veio à cidade justamente para iniciar mais uma caminhada neste trajeto.  

Na faixa das 7 horas, ela publicou um vídeo no Twitter. De dentro do carro, anunciou que estava saindo de São Paulo com destino à Rota da Luz. “Porque dia 12 é dia de Nossa Senhora, então iremos caminhar hoje em nove cidades. Eu sempre faço esse caminho a pé ou de carro, um caminho lindo, de encontro com natureza e com Deus”, disse ela.

Mais tarde, às 11 horas, Lu tweetou: “Chegamos no Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, primeira cidade da Rota da Luz!”. A legenda acompanha outro vídeo, este em que ela aparece à frente de um dos portais do parque, que homenageia a cultura japonesa.

“Acabamos de chegar em Mogi das Cruzes. A rota da luz foi criada a pedido do padre Rosalvino, de Itaquera. Ele queria um caminho mais seguro, mais bonito para que os peregrinos não caminhassem pela Dutra”, explicou.

A primeira vez em que Lu percorreu a Rota, em 2017, foi em homenagem póstuma ao filho dela com Geraldo Alckmin, Thomaz Rodrigues, que morreu aos 31 anos em um acidente de helicóptero, em 2015. Desde então, a caminhada se tornou uma tradição, assim como é para milhares de outras pessoas.

Um das rotas inseridas no Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Estado do Turismo, a Rota da Luz foi criada em 2016 como alternativa aos romeiros que seguem até a cidade de Aparecida pelas margens da via Dutra.

O trajeto pode ser utilizado durante todo o ano, mas o movimento aumenta exponencialmente nesta época, em outubro, quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. São ao todo 201 quilômetros de extensão que passam pelas cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra,  Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, até chegar ao destino final, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

 

Veja Também