Diário Logo

Notizia Logo

Mogi reabrirá agenda para vacina contra Covid-19 na quarta (20)

Nesta quarta-feira (20) a Prefeitura de Mogi abre novos horários para a aplicação da vacina contra a Covid-19. Desde o início desta semana, quem recorria ao serviço Clique Vacina acompanhou o fim das doses disponibilizadas na semana passada. Isso ocorreu, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, porque “a ampliação de públicos atendidos com a terceira […]

19 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Nesta quarta-feira (20) a Prefeitura de Mogi abre novos horários para a aplicação da vacina contra a Covid-19. Desde o início desta semana, quem recorria ao serviço Clique Vacina acompanhou o fim das doses disponibilizadas na semana passada. Isso ocorreu, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, porque “a ampliação de públicos atendidos com a terceira e a quarta doses, somada ao número de faltosos das doses já liberadas anteriormente, fez aumentar o público a ser vacinado. Porém, não há falta de vacinas na cidade, visto que o Estado libera a quantidade que é solicitada pelo município”.

As redes sociais são usadas por mogianos que estão enfrentando dificuldades para o agendamento. Jack Lopes, por exemplo, desabafou. “Estou no aguardo do reforço a meses e não consigo vaga e quando consigo é tudo para os lados de Braz Cubas. Sou de César de Souza e espero que desta vez tenha vaga pra cá”.

Já Monica Souza questionou: “Nossa, está difícil se vacinar com a quarta dose… Não tem vacina, acaba super rápido… O que está acontecendo?”.

Nesta terça-feira, quem abre a plataforma de agendamento Clique Vacina, no site da Prefeitura de Mogi, recebe a informação sobre a abertura de novos agendamentos na quarta e na quinta-feira (confira aqui).

Desde o fim do contrato extraordinário, firmado no passado para ampliar o poder de atendimento aos mogianos, com a abertura do sistema de drive thru, a vacina voltou a ser aplicada na rede básica de sáude. Com isso, “as vagas são abertas conforme a capacidade de atendimento em cada unidade de saúde”, e muito rapidamente são preenchidas.

Para atenuar a espera, a Prefeitura informa que tem executado estratégias como a abertura pontual do Pró-Hiper e Unica Jundiapeba, que aconteceu no sábado passado. Também está liberado o agendamento com horário estendido, até 20h30, em algumas unidades da rede básica.

A O Diário, a Prefeitura informou sobre a reabertura do agendamento, mas não divulgou quantas doses deverão ser disponibilizadas.

Outra expectativa criada – e que ainda dependerá da administração municipal-, será o atendimento às pessoas com 35 anos ou mais, e crianças entre 3 e 5 anos, que já estão sendo imunizadas em cidades da região, como Ferraz de Vasconcelos.

A Prefeitura afirma que ainda aguarda orientação da Secretaria de Estado da Saúde sobre o início da aplicação da quarta dose para o público de 35 anos ou mais.

 

Balanço

Já foram aplicadas 390.756 unidades da primeira dose,  370.011 da segunda dose. Da dose adicional foram 334.275 unidades e 11.333 da dose única. Pessoas acima dos 60 anos e outros grupos específicos podem ser atendidos nos postos, sem a necessidade de agendamento, para receber as doses iniciais ou o reforço (confira no site da Prefeitura quem pode ser atendido dessa maneira)

Veja Também