Em Mogi, Operação Cata-Tranqueira atenderá 8 bairros no sábado
Serão atendidas as vias do Jardim Margarida, Vila Augusta, Residencial Novo Horizonte, Jardim Piatã I e II, Aruã Lagos, Aruã Brisas e Eco Parque
Serão atendidas as vias do Jardim Margarida, Vila Augusta, Residencial Novo Horizonte, Jardim Piatã I e II, Aruã Lagos, Aruã Brisas e Eco Parque | PMMC
Reportagem de: O Diário
A Operação Cata-Tranqueira, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, vai atender oito bairros de Mogi das Cruzes no próximo sábado (04/05). As equipes vão recolher materiais inservíveis descartados pelos moradores. Serão atendidas as vias do Jardim Margarida, Vila Augusta, Residencial Novo Horizonte, Jardim Piatã I e II, Aruã Lagos, Aruã Brisas e Eco Parque.
Quem vive nestas localidades deve deixar nas calçadas em frente de casa os itens que queira descartar, na noite de sexta-feira ou às 7h da manhã do próprio sábado. Veja quais vias serão atendidas no mapa abaixo.
A Operação Cata-Tranqueira foi ampliada recentemente para atuar em todas as regiões da cidade. Para isso, haverá algumas edições às quartas-feiras ao longo do ano. O novo cronograma já está disponível no portal da Prefeitura.
A iniciativa faz parte do Plano de Zeladoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, juntamente com o Programa Cidade Bonita, que é o mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias, com o objetivo de deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano. A partir deste sábado (04/05), o mutirão vai atuar no Jardim Margarida – confira as vias atendidas no mapa abaixo.
Orientações
A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente às suas casas os itens que desejam descartar, na noite anterior ou antes das 7h no dia da Operação. Caso a demanda no bairro seja muito grande, os serviços são finalizados durante a semana.
Inclusive, o serviço é importante para a saúde pública.
“O descarte correto dos inservíveis é fundamental no combate ao mosquito transmissor da Dengue, já que qualquer objeto que possa acumular água da chuva é um potencial criadouro do Aedes aegypti. Até que o descarte adequado seja feito, os moradores devem armazenar estes objetos corretamente, como deixar garrafas de boca para baixo,” lembra o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.
Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.
Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Importante: entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes.