Obras do Corredor Nordeste avançam chegando a 75% do cronograma
Imediações da rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho receberam lombadas e sinalizações para aumentar a segurança da circulação de veículos
02/12/2025 18h56, Atualizado há 0 horas
Foto: Divulgação PMMC
A Prefeitura de Mogi das Cruzes liberou nesta terça-feira (02) a nova rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho, no encontro das avenidas Pedro Romero e Ricieri José Marcatto. O dispositivo foi reformulado e modernizado dentro das obras de construção do Corredor Nordeste, cujo investimento supera R$ 121 milhões, chegaram em dezembro a 75% de seu cronograma.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
“Esta é a primeira parte de diversas obras de mobilidade urbana que irão beneficiar toda a população, principalmente a da Região Leste de Mogi das Cruzes. O Corredor Nordeste será uma alternativa à avenida Ricieri José Marcatto, sobretudo aos moradores de Cezar de Souza que vão para bairros como o Mogilar ou que desejam ir a São Paulo”, afirma a prefeita Mara Bertaiolli.
As imediações da rotatória receberam lombadas para aumentar a segurança da circulação de veículos, além de sinalização vertical e horizontal. Com o término desta implantação, as Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura e de Mobilidade e Trânsito já iniciaram a liberação assistida do trânsito. Equipes técnicas das duas pastas estão de prontidão para monitorar e orientar motoristas e verificar a necessidade de alguma intervenção a mais.
Com a liberação da rotatória, as obras do Corredor Nordeste concentram-se agora na construção do viaduto sobre a linha férrea e no recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa. O corredor terá um total de 2,4 quilômetros de extensão e fará a ligação entre a região da avenida Francisco Rodrigues Filho e a avenida Vereador Dante Jordão Stoppa.
“O dispositivo será uma alternativa à avenida Ricieiri José Marcatto e também uma nova possibilidade de deslocamento, beneficiando toda a Região Leste de Mogi das Cruzes. As obras têm investimento de R$ 121.599.638,66 e a previsão é que sejam concluídas até agosto de 2026”, explica o vice-prefeito Teo Cusatis.
O novo corredor viário terá início na avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura da rotatória com a avenida Pedro Romero. A partir deste ponto, parte uma nova avenida com duas pistas, oferecendo ligação com o viaduto sobre a linha férrea e, na sequência, seguirá até a avenida Dante Jordão Stoppa. A obra contará ainda com 1.850 metros de ciclovias.
O viaduto sobre a linha férrea que liga a nova via à avenida Dante Jordão Stoppa, iniciados em setembro, já teve os trabalhos de lançamento das vigas já concluídos. Agora, a empresa responsável fará a concretagem da laje que receberá a passagem dos veículos.
Além disso, está sendo feito o recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa, no trecho entre o encontro da avenida João XXIII e a rotatória existente próximo ao centro comercial. O trabalho compreende a manutenção de guias e sarjetas e recapeamento e deverá ser concluído até o final deste mês.
A rotatória existente em frente ao centro comercial também está passando por obras. Ela deixará de existir, já que no local será o acesso ao viaduto. Além disso, também está sendo construída a uma via que ligará as avenidas Nellusco Lourenço Boratto e Dante Jordão Stoppa, passando por baixo do viaduto, e será usada pelos motoristas que deixam a região da avenida Ricieri José Marcatto em direção à avenida João XXIII.