Diário Logo

Notizia Logo

Quinta é Carnaval? Sexta é feriado? Entenda como vai funcionar o feriadão

O ano não chegou nem na metade, mas já é possível contabilizar dois carnavais e um abril cheio de feriados. Passada a Sexta-Feira Santa e a comemoração de Páscoa, chega o dia de Tiradentes, na quinta-feira (21), que será emendado até o domingo. Neste intervalo de quatro dias, também ocorrerá o carnaval nas principais capitais […]

19 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

O ano não chegou nem na metade, mas já é possível contabilizar dois carnavais e um abril cheio de feriados. Passada a Sexta-Feira Santa e a comemoração de Páscoa, chega o dia de Tiradentes, na quinta-feira (21), que será emendado até o domingo. Neste intervalo de quatro dias, também ocorrerá o carnaval nas principais capitais do país, adiado para este mês por causa da pandemia.

Depois de um ano sem os grandes desfiles das escolas de samba, Rio de Janeiro e São Paulo programaram o evento paraesta semana, no mesmo período em que é celebrado o feriado de Tiradentes.

No Rio de Janeiro, a folia começa na quarta-feira (20) com os desfiles da Série Ouro, organizados pela Liga RJ, que também ocorrerá na quinta-feira (21). Os dois dias serão pontos facultativos na cidade. Já na sexta e no sábado, acontecem as apresentações das escolas do Grupo Especial, da Liga das Escolas de Samba (Liesa). No domingo, a comemoração será preenchida pelo desfile das crianças.

Os blocos de rua seguem sem autorização para acontecer, mas, segundo o secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale, a prefeitura não vai proibir que os blocos circulem pela cidade, assim como aconteceu em fevereiro, mês oficial da folia.

Em São Paulo, a SPTuris reforçou que os desfiles no Sambódromo acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de abril. Em relação aos blocos de rua, a prefeitura comunicou que não poderá autorizar a folia, já que teve pouco tempo para organizá-la. Em nota, o órgão afirmou que “a intenção da prefeitura e dos demais órgãos públicos envolvidos é encontrar uma alternativa comum que garanta, democraticamente, a realização dos desfiles dos blocos, mas com o planejamento necessário e máxima segurança possível para todos”.

Belo Horizonte, que também é conhecida pela grande comemoração de carnaval, não terá folia oficial este ano. A prefeitura comunicou que não fez planejamento para a festa fora de época, mas que a quinta-feira (22) será ponto facultativo.

Veja Também