Diário Logo

Notizia Logo

Secretário Derrite reforça que Alto Tietê terá Batalhão de Ações Especiais de Polícia

O secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, reforçou, na manhã desta sexta-feira (30) que o Alto Tietê ganhará um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (PL). Segundo ele, a implementação está em fase de estudos e depende de outras etapas, como o aumento de efetivo de agentes […]

30 de junho de 2023

O Diário

O secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, reforçou, na manhã desta sexta-feira (30) que o Alto Tietê ganhará um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (PL). Segundo ele, a implementação está em fase de estudos e depende de outras etapas, como o aumento de efetivo de agentes policiais na região – uma demanda levantada pelas cidades.

Mogi das Cruzes é uma das cidades favoritas a receber o equipamento de apoio policial, por conta da localização estratégica e áreas disponíveis. Mas o local só será acertado após reuniões com lideranças e representantes policiais. 

Derrite esteve na Câmara de Mogi a convite do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), onde foi recebido por deputados e um plenário cheio da alta cúpula da politica e de agentes de segurança da região. O secretário ouviu demandas das cidades e também entregou quatro novas viaturas de resgate dos Bombeiros, para Mogi e Guarulhos. 

Estiveram presentes na audiência pública, no Legislativo, deputados da região, o prefeito Caio Cunha (PODE) e os prefeitos de outras cidades do Alto Tietê. Representaram os agentes, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Jefferson Mello, o comandante do CPA/M-12, coronel Rodrigo Quintino, e o delegado seccional de Polícia, Múcio Mattos de Alvarenga, e mais. 

A audiência pública teve a segurança como pauta principal e serviu mais para um balanço da gestão estadual na área e afagos. As demandas de segurança da cidade foram apresentadas a portas fechadas, em reunião na sala do presidente da Câmara, Marcos Furlan (Podemos). A não ser um pedido forte do deputado federal Bertaiolli pelo Baep, que indicou que o equipamento poderia ser instalado em área localizada na divisa de Mogi e Suzano, na SP-66, onde existia uma base da Polícia Rodoviária: “Essa área é imensa. Conseguimos trazê-la para a Prefeitura e está disponível, esperando de braços abertos o nosso Baep”, disse. O encontro mostrou que a região está com uma força que não é vista há anos com o Governo do Estado, graças a antigas alianças e ao apoio dado a Tarcisio de Freitas na disputa eleitoral. 

Para Derrite, o Baep será o “maior presente do governo do Estado” na segurança para a região. Questionado por O Diário sobre prazos, ele respondeu que não é possível estimar, por ainda estar em fase de estudos, e mas que ocorrerá nesta atual gestão estadual. 

Os BAEPS foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva em todo o Estado de São Paulo, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque. A unidade do Alto Tietê deverá auxiliar todas as cidades da região. 

É um Batalhão de elite equivalente à Rota, que vem para dar apoio aos policiais. Inclusive, a Operação Impacto, realizada ao longo desta sexta-feira (30) em todas as cidades da região, conta com apoio do BAEP de Guarulhos. 

A O Diário, o deputado Marcos Damásio (PL) avalia que a implantação do equipamento na região poderia começar no ano que vem. Isso porque, geralmente, o primeiro ano de cada governo é para se inteirar das demandas e de preparação. Ele avaliou o encontro com o secretário nesta sexta-feira como muito produtivo e espera parcerias entre o Estado e a região para melhorar a segurança e trazer mais conforto à população. 

O encontro desta sexta foi organizado pelo deputado Marco Bertaiolli, que é “grande amigo” do secretario Derrite. Segundo narrado pelo político, Bertaiolli deu a ideia de entregar as viaturas presencialmente após a ação realizada pelo governo do Estado que apresentou os veículos na Praça da Sé, na Capital Paulista. 

“O Alto Tietê precisa de um BAEP e seja qual for a cidade escolhida, nós estaremos muito felizes”, pontuou o deputado federal. 

O prefeito Caio foi outro a fazer afagos ao governo estadual. “Nossa cidade tem sido muito agraciada e privilegiada com o nosso governador. Já são cinco secretários que passam por aqui na gestão dele. Isso é motivo de prestígio, mas principalmente de diálogo e interação. É importante sentir a realidade da nossa cidade. Gostaria de agradecer muito ao governador Tarcísio pelo cuidado que tem tido com nossa região”, disse.

Derrite não falou diretamente de demandas da região, mas destacou ações a nivel estadual do atual governo que vão colaborar para a cidade. A principal delas tem relação com a “moral do policial”. Ele destacou o aumento salarial dos agentes.

Após a aprovação por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 23 de maio, o governador Tarcísio de Freitas sancionou, nesta segunda-feira (12), a lei que aumenta os salários das polícias Civil e Militar. O reajuste médio é de 20,2% e passa a valer a partir de 1º de julho.

Também destacou investimentos em tecnologias, como a adesão das polícias de São Paulo ao sistema Córtex, plataforma de vigilância criada pelo governo Federal que permite rastrear alvos móveis em tempo real e acessar dados de cidadãos e empresas.

Derrite destacou que todas as cidades cobram maior efeitvo policial. Para tratar dessa situação, sem entrar nos méritos especificos da região, ele destacou que em breve poderá ser vista uma nova onda de concursos, mas que, antes, era necessário aumentar o salário dos policiais, que começa agora em julho. 

“Essa é uma entrega possível porque os deputados federais aportaram uma grande fatia das emendas parlamentares no Corpo de Bombeiros e o compromisso do governador é investimento”, destacou Derrite. 

As propostas apresentadas para melhorar a segurança pelo estado foram elogiadas pelo deputado estadual André do Prado (PL),presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, que reforçou que está à disposição para receber as demandas das cidades e vem trabalhando junto ao Governo do Estado. “É um secretário que conhece do assunto. É uma pessoa próxima, que você consegue chegar perto e ter um diálogo. Isso tem facilitado a gente a levar nossas reivindicações para se tornar soluções para o nosso Estado”, destacou o presidente da Alesp. 

Clima
A Câmara estava cheia e em um clima agitado, que pode ser explicado pela próximidade das eleições municipais de 2024, onde os candidatos ainda não estão definidos. 

Novas viaturas

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo ganhou o reforço de 48 novos veículos de resgate para atendimento a vítimas de acidentes e emergências. O investimento na renovação da frota é de R$ 16,2 milhões.

Entre as viaturas, duas atenderão Mogi das Cruzes e duas ficarão para Guarulhos. Os veículos foram apresentados em solenidade no Corpo de Bombeiros do Shangai, no Centro Cívico, após o encontro no Legislativo. 

No último dia 7, o Governo do Estado fez a entrega de outras 61 viaturas, sob investimento de R$ 93,5 milhões. 

Veja Também