Diário Logo

Notizia Logo

Suzano entrega 300 apartamentos e promete mais 300 para daqui 90 dias

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, oficializou a entrega de 300 novos apartamentos na região norte do município. As unidades compreendem o condomínio A do Residencial Suzano II, localizado no Jardim Europa, marcando o fim de um processo que se iniciou há 14 anos. A previsão é de que o condomínio B, com mais 300 […]

9 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, oficializou a entrega de 300 novos apartamentos na região norte do município. As unidades compreendem o condomínio A do Residencial Suzano II, localizado no Jardim Europa, marcando o fim de um processo que se iniciou há 14 anos. A previsão é de que o condomínio B, com mais 300 moradias, seja entregue em cerca de 90 dias, totalizando 600 famílias contempladas no empreendimento.

A cerimônia na área externa, que contou com a presença do secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira, foi marcada pela emoção dos moradores que aguardavam por este momento desde 2009. O residencial faz parte do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida” e carrega um histórico de impasses, superados pela interlocução da administração municipal junto aos entes envolvidos. Na oportunidade, Ashiuchi relembrou os principais imbróglios do processo e comemorou a conquista.

A Prefeitura de Suzano conseguiu retomar a construção do empreendimento em março de 2022, por meio de diálogo com os governos estadual e federal. Ao todo, R$ 18 milhões foram liberados para conclusão do empreendimento. A seleção de uma nova empresa foi necessária após a anterior abandonar a obra, que já estava 90% finalizada. “Esta é mais uma meta que cumprimos, tirando do papel um projeto datado de 2009 e que hoje, 14 anos depois, finalmente podemos celebrar com muita alegria junto às famílias contempladas. Ainda temos muito pela frente e ninguém faz nada sozinho. Especialmente hoje agradeço a união, a paciência e a fé de todos que acreditaram e nos deram um voto de confiança”, destacou.

De acordo com o prefeito, o resultado é fruto da soma de esforços em prol de um único objetivo. “O diálogo pacífico é sempre o melhor caminho. Independentemente de partido político, sempre lutamos por nossa cidade e fomos atrás de soluções. Acreditamos na política do bem e não poderíamos deixar de agradecer aos governos estadual e federal, contando com o importante apoio dos deputados André do Prado e Marcio Alvino”, disse ele, ao pontuar também a importância da Câmara de Suzano, do Banco do Brasil, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e de outros órgãos envolvidos.

O prefeito ainda destacou o empenho da administração suzanense, agradecendo a dedicação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, chefiada pelo arquiteto Elvis Vieira, e em especial a Diretoria de Habitação, coordenada por Miguel Reis Afonso. 

Em sua fala, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado, destacou a atuação em conjunto com o deputado federal Marcio Alvino na resolução das demandas do empreendimento. “Fico feliz de participar hoje desta importante entrega. Tenho acompanhado pessoalmente cada etapa desde 2017. Por isso, parabenizo o prefeito Rodrigo Ashiuchi por todo empenho e esforço”, disse.

Representando o Ministério das Cidades, o secretário nacional de Habitação destacou a atuação do município e o forte simbolismo da entrega das moradias. “Demos início a um novo capítulo na vida dessas famílias. Essa é uma história conquistada com o esforço de cada um. Que hoje todos possam desfrutar de seus tão merecidos lares, em segurança e em harmonia. Parabenizo todos os entes envolvidos nessa grande conquista alcançada”, disse Hailton Madureira.

O evento de entrega das chaves teve a participação do secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Eli Corrêa Filho; do vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron; do subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Pólice Neto; do deputado federal Carlos Zarattini; e do engenheiro civil Cláudio Sussumu Tanigushi, da M Rocha Engenharia, atual empresa responsável pelos serviços no empreendimento.

Também marcaram presença a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi; os secretários municipais Paulo Pavione (Comunicação Pública), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), André Chiang (Meio Ambiente), Itamar Viana (Planejamento e Finanças) e Pedro Ishi (Saúde). Pela Câmara de Suzano estavam o presidente Joaquim Antônio da Rosa Neto e os vereadores Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; Artur Takayama; André Marcos de Abreu, o Pacola; Jaime Siunte; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Gerice Rego Lione; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul.

 

Veja Também