Diário Logo

O Diário Logo

Suzano dá início à campanha contra a tuberculose

Busca ativa por casos da doença será intensificada até 30 de abril; pacientes com sintomas devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento

17 de abril de 2024

Ação faz parte do “Programa Estadual de Tuberculose”, em consonância com o “Programa Municipal de Combate à Tuberculose” | Divulgação: Secop Suzano

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a busca ativa de casos de tuberculose em todos os 24 postos de saúde do município. O objetivo é identificar os casos da doença de forma precoce de maneira que seja possível realizar o tratamento efetivo e curá-la ainda no início, impedindo complicações para os pacientes.

A ação faz parte do “Programa Estadual de Tuberculose”, em consonância com o “Programa Municipal de Combate à Tuberculose”, e acontecerá até o dia 30 de abril, data em que também será realizado o “Dia D” contra a doença no município. 

Para essa primeira fase de busca ativa, a Secretaria de Saúde de Suzano pede que pacientes que apresentarem quadro de tosse durante mais de três semanas, acompanhada de emagrecimento e febre no período da tarde, procure o posto de saúde mais próximo e faça o exame. Em setembro a pasta dará início à segunda fase da iniciativa e abordará os mesmos procedimentos da etapa inicial.

Além disso, a Prefeitura de Suzano realizará ações nas unidades de saúde e com a população nos bairros, como exames para aqueles que apresentarem quadro suspeito, orientando sinais e sintomas da tuberculose e medidas de prevenção. As equipes também informam que o exame de escarro para identificar casos da doença é ofertado durante todo o ano nos 24 postos da cidade.

Para auxiliar nesta busca, Suzano conta com o Ambulatório Municipal de Tisiologia, anexo à Unidade Básica de Saúde Prefeito Alberto Nunes Martins (CS II). A unidade, que foi reformada e entregue em novembro do ano passado, recebe cerca de 400 pacientes por mês para diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Caso o munícipe esteja sofrendo com sintomas da doença, o ideal é procurar uma unidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, portando documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS. Os endereços das unidades podem ser acessados por meio do .

Veja Também