Diário Logo

Notizia Logo

Teatro Contadores de Mentira inaugura sede em Suzano com show de Alessandra Leão

Em meados do ano passado, O Diário mostrou que o grupo Teatro Contadores de Mentira, de Suzano, estava construindo uma sede própria. Agora, depois de três anos de muita luta, o espaço será aberto ao público em grande estilo: com show da artista pernambucana Alessandra Leão, no próximo dia 19. A obra da sede foi […]

10 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Em meados do ano passado, O Diário mostrou que o grupo Teatro Contadores de Mentira, de Suzano, estava construindo uma sede própria. Agora, depois de três anos de muita luta, o espaço será aberto ao público em grande estilo: com show da artista pernambucana Alessandra Leão, no próximo dia 19.

A obra da sede foi iniciada em setembro de 2018, e em agosto de 2019 o local foi pré-inaugurado, com uma série de atividades artísticas. Na ocasião, durante dois dias de ações, passaram pelo espaço cerca de 300 pessoas.

Como ninguém esperava a pandemia de Covid-19, a previsão era ter em 2020 o espaço funcionando em sua totalidade. Mas o grupo precisou interromper os avanços da construção durante aquele ano, e em 2021, com muito esforço, retomou o projeto, mas ainda de maneira restrita por conta dos protocolos de segurança. 

LEIA TAMBÉM: Contadores de Mentira dão um passo para cada pessoa morta por Covid no Brasil

Todas as etapas deste processo foram compartilhadas com o público nas redes sociais, onde foi possível conferir parte do dia a dia do trabalho dos integrantes do grupo, que como este jornal já mostrou, foram também os construtores de boa parte das estruturas que moldam o espaço.

Documentar a construção é como um bolo, cuja cereja será colocada no próximo dia 19, com a abertura oficial e a comemoração, que está presa na garganta dos membros do Contadores de Mentira há tempos.

Para a ocasião, a escolhida é a cantora recifense Alessandra Leão, com o show ‘Solo’, às 20 horas. Compositora, cantora, percussionista e produtora musical, ela tem nove discos lançados, foi indicada ao Grammy Latino, ao Prêmio da  Música Brasileira e ao WME; e recebeu o Prêmio Grão de Música, pelo conjunto da sua obra.

A trajetória de Alessandra começa no final da década de 1990, quando era uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha, ao lado de musicistas como Karina Buhr e Isaar, em meio a efervescência do movimento Mangue Beat. 

Em 25 anos de carreira, a artista atuou ao lado de importantes músicos e compôs com parceiros como Chico César, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Juliano Holanda, Caçapa, Lívia Mattos, Siba, Arthur de Faria e Dani Nega. Já se apresentou no Brasil e em países da Europa, América Latina e América do Norte. 

Na fresco, colorido e inclusiva casa do Teatro Contadores de Mentira, Alessandra aparecerá “aparentemente sozinha no palco”. Mas ela alerta que a plateia “não se engane” sobre isso.

“‘Solo’ é sobre origem, sobre caminho, sobre caminhar e sobre quem carregamos em nós. Sobre não estar só”, define a recifense, que com seu ilu, pandeiro, samplers e voz, ocupa e cria diálogos com os tempos passado, presente e futuro, “com artistas que estão e já estiveram”.

“O som é o fio condutor, mesmo nos momentos de silêncio”, finaliza a cantora, que mescla repertório com músicas do Nordeste do Brasil, tradicionais e de compositores como Odete de Pilar e Zé Neguinho do Coco com cirandas, cocos, toré, pontos de Jurema, Umbanda e Candomblé e chegança, além de composições autorais.

Serviço

O quê? Inauguração do Teatro Contadores de Mentira, com show de Alessandra Leão
Quando? 19/03/2022, às 20 horas
Onde? Teatro Contadores de Mentira (rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 42 – Parque Maria Helena, Suzano)
Quanto? R$25,00 (venda antecipada por meio do WhatsApp 11 9.6185.6004)

Veja Também