Vacinação contra a gripe é ampliada para pessoas com 60 anos ou mais
Enquanto a imunização contra a Covid-19 avança em Mogi das Cruzes, com ampliação para pessoas com comorbidades, a campanha de vacinação contra a gripe na cidade tem registrado procura muito inferior. Aproximadamente 10% do público alvo já recebeu a dose na primeira etapa, que começou em 12 de abril e comtemplou crianças de 6 meses […]
11/05/2021 20h05, Atualizado há 63 meses
Enquanto a imunização contra a Covid-19 avança em Mogi das Cruzes, com ampliação para pessoas com comorbidades, a campanha de vacinação contra a gripe na cidade tem registrado procura muito inferior. Aproximadamente 10% do público alvo já recebeu a dose na primeira etapa, que começou em 12 de abril e comtemplou crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde. Em Mogi das Cruzes, 17.244 pessoas já foram imunizadas, entre um público alvo de 156.956 moradores.
Nesta terça-feira (11), tem início a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe, agora ampliada para pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da Educação (professores de demais funcionários de escolas). A nova etapa vai até o dia 8 de junho. Cabe ressaltar Pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.
A vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde da cidade mas, para evitar aglomerações e filas de espera, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta quinta (13) e sexta-feira (14) a vacinação em três locais: nos drive-thru do Pró-Hiper, no Mogilar, e do Bunkyo, na Porteira Preta, e no Cempre Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba, para quem chega a pé.
“Não haverá necessidade de agendamento, basta fazer parte do grupo assistido e comparecer munido de documento pessoal com foto, comprovante de atuação em escola (profissionais de Educação), comprovante de endereço e caderneta de vacinação (se tiver). O horário será das 9 às 15 horas”, informa comunicado da Prefeitura.
A Administração também detalhou como será a terceira etapa da campanha, que terá início em 9 de junho até 9 de julho. No período, a vacina será destinada ao atendimento de integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.
A prevenção da gripe continua sendo de extrema importância. Isso porque a gripe é uma doença sazonal, com pico de incidência nos meses frios e alta letalidade em idosos, crianças e gestantes. A vacina da gripe não oferece riscos, mas é contraindicada para quem tem alergia a componentes de ovos e também para crianças menores de seis meses.
E é importante lembrar que quem com infecção viral ou suspeita de infecção viral (Covid, Gripe ou qualquer outra) deve aguardar a melhora dos sintomas antes de ser imunizado. A recomendação é para que tome a vacina 30 dias depois dos efeitos da Covid-19 ou do início da confirmação da Covid-19.