‘Vacinômetro’ aponta 2,2 mil profissionais da Saúde já imunizadas em Mogi
A Secretaria Municipal de Saúde implantou na última sexta-feira (22) um contador de vacinas que pode ser acompanhado no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Por ele, é possível observar que o avanço na aplicação das primeiras doses do imunizante foi lento nos últimos dois dias: até terça-feira, 1901 pessoas foram vacinadas, e outras […]
27/01/2021 18h59, Atualizado há 66 meses
A Secretaria Municipal de Saúde implantou na última sexta-feira (22) um contador de vacinas que pode ser acompanhado no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Por ele, é possível observar que o avanço na aplicação das primeiras doses do imunizante foi lento nos últimos dois dias: até terça-feira, 1901 pessoas foram vacinadas, e outras 299, nesta quarta-feira.
LEIA TAMBÉM: Promotoria pede esclarecimentos da Prefeitura de Mogi sobre vacinação
Após 10 meses, Alto Tietê chega ao marco de 2 mil mortes por Covid-19
De acordo com a assessoria de Imprensa da pasta, a campanha segue atendendo os profissionais da linha de frente dos serviços hospitalares. Ao todo, Mogi das Cruzes recebeu 9.260 doses, sendo 5.240 da Coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, e 4.020, do imunizante da Universidade de Oxford, em parceria com a Índia.
Todas essas doses serão aplicadas nos próximos dias, sendo que os lotes da segunda dose ainda serão distribuídos pelo Governo do Estado de São Paulo. Além dos profissionais da saúde, nesta fase inicial, também serão atendidos os idosos assistidos em Institutos de Longa Permanência (ILPs).
A segunda bateria de imunização está prevista para ser realizada dentro de 21 dias. Porém, nesta quarta-feira, o governador João Doria (PSDB) anunciou que iria consultar o Ministério da Saúde sobre a possibilidade de postergar para 28 dias, o intervalo entre as duas doses. A medida seria uma maneira de atender um número maior de pessoas, enquanto novas vacinas e insumos são providenciados para atender a totalidade dos atendidos.
O vacinômetro é uma maneira de dar transparência ao processo de vacinação, cobrada após as denúnicas de favorecimento a determinadas pessoas, em outras cidades e estados. Ele disponibiliza ao público apenas o total de doses.
Já a identidade de todas as pessoas imunizadas é controlada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do número do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde, que é individual, e ainda pelo sistema informatizado do Governo do Estado, alimentado por informações repassadas pelos hospitais.
De acordo com a Prefeitura, caso um profissional seja cadastrado em um serviço hospitalar ou equipamentos de saúde que atenda pacientes infectados pelo novo coronavírus, o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde irá indicar a identidade de quem recebeu a dose, não permitindo, por exemplo, a possibilidade de duplicidade do documento.
A imunização também possui uma lista física e nominal, e a assinatura da pessoa que recebeu a dose. Esse é o procedimento adotado no caso dos trabalhadores da saúde.
As pessoas também precisam assinar o termo de consentimento para o recebimento da vacina que, como se sabe, em todos os casos, está em processo de estudos e desenvolvimento.
Por agora, no entanto, ainda não é disponibilizada a identidade das pessoas vacinadas. Algo aliás, que também não foi feito em outros processos, como as campanhas da gripe.