Vagalume começa a atender crianças na segunda-feira no Mogilar
Com inauguração oficial neste sábado (4) e abertura ao público infantil a partir de segunda-feira (7), o novo serviço de atendimento ao público infantil, o Vagalume, irá funcionar no prédio conhecido da população por ter abrigado, no passado, o Pró-Mulher, no bairro do Mogilar, ao lado da Secretaria de Saúde e ao vizinho do Hospital […]
03/03/2023 08h46, Atualizado há 41 meses
Com inauguração oficial neste sábado (4) e abertura ao público infantil a partir de segunda-feira (7), o novo serviço de atendimento ao público infantil, o Vagalume, irá funcionar no prédio conhecido da população por ter abrigado, no passado, o Pró-Mulher, no bairro do Mogilar, ao lado da Secretaria de Saúde e ao vizinho do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.
Desde o início desta semana, o Pró-Criança, serviço implantado no passado e que se tornou referência a ponto de receber bebês e crianças de outras cidades do Alto Tietê, já estava fechado para a transferência de endereço.
Além de novo nome, Vagalume Saúde Infantil, a unidade também amplia a capacidade de atendimento e prevê uma assistência humanizada. Uma das reclamações do público, em periodos de maior demanda, era a falta de espaço (no ano passado, num período de alta demanda, uma tenda improvisada foi providenciada em frente ao prédio).
O prefeito Caio Cunha (PODE) realiza a inauguração do prédio amanhã, às 10 horas, na rua Manuel de Oliveira, 30, no bairro do Mogilar (antigo prédio do Pró-Mulher).
VEJA TAMBÉM: Desde o ano passado, a Prefeitura preparava a inauguração do novo serviço.
Após a cerimônia de abertura, o equipamento passará por higienização terminal visando o início das atividades às 7 hs de segunda-feira.
A unidade também funcionará 24 horas por dia, sem interrução aos finais de semana e feriados.
O equipamento tem seis consultórios médicos (dois aa mais do que o Pró-Criança); 15 pontos de inalação (são 10 no Pró-Criança); três leitos de emergência (antes era apenas um) e cerca de 100 lugares de espera em recepções lúdicas e humanizadas, salas e anexos.
O atendimento dará prioridade para casos de emergência, conforme classificação de risco realizada na chegada de cada paciente. Haverá, ainda, psicólogo para acompanhamento e orientação dos casos necessários, das 10 às 22 horas.
Uma novidade é a farmácia interna exclusiva para pacientes em consulta no local, o que não acontecia anteriormente. Os pais, antes, tinham de ir a um outro posto de saúde para retirada do medicamento prescrito pelo médico.
Haverá, ainda, acolhimento específico para crianças com transtorno do espectro autista e portadores de necessidades especiais.
Sistema
Até segunda-feira (6), o Pronto Atendimento Infantil 24 horas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, funciona como principal referência pediátrica para urgência e emergência.
E a cidade segue contando com outras opções de Pronto Atendimentos em diferentes pontos da cidade, como a UPA Rodeio, UPA Oropó, UPA Jundiapeba, PA Jardim Universo e o Pronto Socorro da Santa Casa.