Prefeitura de Mogi define nova data para vacinação no Pró-Hiper e no Centro de Paradesporto
Inicialmente agendado para o dia 17, imunização acontecerá no dia 24; vacinação no Bom Prato segue no dia 16
10/07/2025 10h23, Atualizado há 9 meses
Ações buscam reforçar a vacinação em Mogi | Divulgação/PMMC
A Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou, na manhã desta quinta-feira (10), a alteração na data da ação de vacinação no Pró-Hiper e no Centro Municipal de Paradesporto. Segundo a administração municipal, a nova data para a imunização é no dia 24.
Inicialmente, a ação aconteceria no dia 17, logo depois da vacinação no Bom Prato, que está agendada para o dia 16, das 10 às 13h.
Apesar da mudança na data, o horário de vacinação do dia 24 continua o mesmo: a vacina estará disponível no Pró-Hiper, no Mogilar, das 9h às 12 horas, e no Centro Municipal de Paradesporto, no Rodeio, das 13h30 às 16h30.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Com exceção da ação no Pró-Hiper, que atenderá alunos e idosos em geral, as outras duas irão imunizar as pessoas a partir de 6 meses de idade.
A vacina utilizada é a trivalente, atualizada para proteger contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que estão em circulação neste inverno. A proteção começa entre duas a três semanas após a aplicação da dose.
Além das ações especiais, as doses continuam disponíveis, enquanto houver estoque, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e nos sete postos de saúde com horário estendido (Alto Ipiranga; Braz Cubas; Jundiapeba; Vila Suíssa; Santa Tereza; Jardim Camila; ESF Nova Jundiapeba), até as 18h. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura Municipal.
A população deve procurar a unidade mais próxima e apresentar documento de identificação. Para crianças, é recomendável levar a caderneta de vacinação.
Desde o dia 1º de julho, a vacina passou a ser disponibilizada também nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade – Pró-Criança e Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal – para crianças atendidas nestes locais que não apresentem sintomas gripais.
O imunizante contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver estoque. No entanto, há uma reserva técnica destinada aos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
Até esta terça-feira (8), 110.827 doses da vacina contra a gripe já tinham sido aplicadas em Mogi das Cruzes, o que representava uma cobertura de 50,42% entre os grupos prioritários. O índice está acima das médias nacional (43,25%), estadual (43,90%) e regional (41,01%). Entre os grupos prioritários, foram vacinados 53,99% dos idosos, 43,64% das crianças entre 6 meses e 6 anos de idade e 38,75% das gestantes na cidade, índices ainda aquém da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.