Pipas causaram problemas no fornecimento de energia de 118 mil clientes no Alto Tietê, diz EDP
Ainda de acordo com a distribuidora, foram atendidas 1.118 ocorrências dessa natureza no primeiro semestre deste ano
10/07/2025 11h39, Atualizado há 3 meses

Equipes da EDP | Divulgação/EDP
De acordo com um levantamento divulgado pela EDP, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Alto Tietê, cerca de 118 mil residências, comércios e indústrias nas cidades foram afetados por interrupções no serviço de energia elétrica no primeiro semestre deste ano devido a ocorrências envolvendo pipas nas redes elétricas.
Ainda segundo a EDP, foram atendidas 1.188 ocorrências desta natureza, o que representa um aumento de 34% em comparação ao mesmo período de 2024.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
“Com a chegada das férias escolares e o clima mais seco, a tendência é que mais pessoas busquem essa brincadeira, que é muito saudável, mas merece toda a atenção para evitar acidentes graves e prejuízos com a interrupção do fornecimento de energia”, diz o comunicado da EDP divulgado à imprensa.
Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP, também reforçou a importância de escolher locais seguros e longe da rede elétrica para a prática. “O contato das pipas com a fiação representa um risco enorme de acidentes, que pode até levar a óbito, além de causar grande impacto ao fornecimento de energia. As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos. Além disso, caso a pipa fique enroscada nos cabos elétricos, nunca tente resgatá-la“.
A EDP explica, ainda, que na maioria das situações, equipes técnicas precisam ser direcionadas para o atendimento em campo, realizar a retirada da pipa, limpeza da rede e reparo dos danos causados, e, por questão de segurança, os clientes próximos ao local ficam com o fornecimento de energia interrompido até a finalização dos trabalhos.
Em situações de risco ou ocorrências relacionadas com as redes elétricas, é importante ressaltar que é necessário manter distância, isolar o local e acionar imediatamente a EDP por meio dos canais oficiais de atendimento:
- Central de Atendimento: 0800 721 0123
- Site www.edponline.com.br
- Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
- WhatsApp (11) 93465-2888