Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Chegada de frente fria provoca rajadas de vento em Mogi das Cruzes

Com ventos de até 90 km/h, a Defesa Civil orienta moradores a reforçarem estruturas e evitarem áreas abertas

Por Ana Lívia Terribille
28/07/2025 10h10, Atualizado há 8 meses

Defesa Civil também emitiu alerta para ressaca marítima ao longo de todo o Litoral Paulista | Foto: Ana Lívia Terribille/O Diário

Mogi das Cruzes amanheceu nesta segunda-feira (28) sob a influência de fortes rajadas de vento, provocadas pela passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil estadual, há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas, principalmente nas regiões da Faixa Leste, que inclui a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, Campinas, Sorocaba, Itapeva, o Vale do Ribeira e todo o Litoral Paulista.

ASSISTA:

A previsão aponta para rajadas de vento de forte intensidade, de até 90 km/h, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva, embora os volumes não devam ser expressivos.

Ainda segundo a Defesa Civil, os moradores devem redobrar a atenção com estruturas vulneráveis e objetos em áreas externas. A recomendação é não se abrigar sob tendas, coberturas metálicas frágeis ou árvores, além de reforçar portas, janelas e telhados com trancas, se possível.

“Também é importante retirar vasos, lonas, bicicletas e móveis de áreas abertas para evitar que sejam arremessados com a força do vento”, destacou. A orientação é não estacionar veículos próximos a árvores ou postes e manter distância de cabos de energia caídos.

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

Ressaca no litoral

A Defesa Civil também emitiu alerta para ressaca marítima ao longo de todo o Litoral Paulista. As ondas podem chegar a até 3 metros de altura, representando risco para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.

Previsão do tempo

Apesar do vento forte, esta segunda-feira deve ter tempo firme em Mogi das Cruzes, com sol entre nuvens e temperatura máxima de 25°C.

Na terça-feira (29), com o afastamento da frente fria, uma massa de ar polar vai provocar queda acentuada nas temperaturas. A previsão é de mínima de 9°C e máxima de 17°C, sem expectativa de chuva.

Já na quarta-feira (30), o frio deve se intensificar ainda mais. A mínima prevista é de 6°C, com máxima novamente em 17°C e tempo estável.

Mais noticias

Entenda os riscos do tártaro para a saúde de cães e gatos

9 receitas com proteínas para ajudar no ganho de massa muscular

Hipermobilidade articular: quando a flexibilidade deixa de ser vantagem

Veja Também