Ex-atletas e amigos se reúnem para lançamento de livro sobre kartismo em Mogi das Cruzes
Evento reuniu mais de 100 pessoas na pista do Mogi Kart
04/08/2025 14h14, Atualizado há 5 meses
Carrossel de fotos
O autor Bruno Barattino realizou uma sessão de autógrafos durante o evento | Foto: Duo Minds
O evento de lançamento do livro “O Kartismo em Mogi das Cruzes – Uma breve história de sonhos e pioneirismo”, do autor e ex-profissional de automobilismo, Bruno Barattino, foi marcado pelo reencontro de velhos amigos, homenagens aos mogianos pioneiros do esporte, baterias comemorativas, entre outras atividades. A celebração reuniu mais de 100 pessoas na pista do Mogi Kart, localizada na Rod. Dom Paulo Rolim Loureiro, km 60 – Vila Moraes, no sábado (02/08).
Um dos pontos altos do evento foi a realização de duas baterias comemorativas na pista. A primeira bateria, com o nome de “Veteranos na Pista”, reuniu Barattino, seu filho Zeca e alguns de seus amigos e ex-atletas do kartismo mogiano e paulista. Os participantes classificaram a prova como “amistosa, mas aguerrida”. Nessa etapa foram utilizados os karts de lazer, veículos que possuem 50kg a mais do que os de competição, com 7HP de potência.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Já a segunda bateria, batizada de “Demonstração Rápida de Pista”, foi realizada pela equipe do Mogi Kart. Durante a corrida, os pilotos atingiram a marca de 120 km/h em dois karts de competição, com potência de 25 e 35 HP.
LEIA TAMBÉM
- Lançamento de livro revive a história do Kartismo em Mogi das Cruzes
- Primeiros passos de Emerson Fittipaldi foram dados no Kartódromo de Mogi das Cruzes
- O Diário na pole position: entenda o papel do jornal no início do kartismo em Mogi das Cruzes
A celebração também foi marcada pela homenagem a Santiago Marban Concejo (in memorian), pioneiro na construção de karts em Mogi das Cruzes, e a viúva Thizuco Marban. A solenidade reconheceu o legado e a contribuição para o kartismo que Marban proporcionou.
O evento contou, ainda, com uma sessão de fotos e autógrafos, além do bate-papo especial “Pit Stop de Histórias”, realizado entre Barattino e os pilotos históricos Durval Viscardi, Paulo Viscardi e Tite Catapani. No encontro foram compartilhadas memórias e histórias do kartismo regional e nacional.
Além dos amantes do automobilismo, figuras marcantes compareceram ao evento, como Marcos Borenstein, presidente do grupo Marbor; Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL; e Eugênia Maria Pinheiro Franco Lapin Atuí, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco” de Mogi das Cruzes.
Sobre o autor
Bruno Barattino, hoje com 80 anos, foi o primeiro mogiano a tornar-se piloto de kart oficialmente, obtendo a licença da Federação Paulista de Automobilismo em 1966, quando o Kartismo iniciava forte desenvolvimento.
Barattino participou de corridas históricas ao lado de nomes famosos, como Wilson Fittipaldi Jr., Maneco Combacau, Carol Figueiredo, os irmãos Durval e Paulo Viscardi, e os Irmãos Zeca e Afonso Giaffone.
- Geovanna Albuquerque é estagiária e escreveu esta matéria sob supervisão da Edição de O Diário