Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Família de Itaquá fortalece laços no tatame e celebra nova conquista no jiu-jítsu

Arthur Nery, de apenas 10 anos, sagrou-se campeão da 3ª Etapa do Circuito Paulista da FPJJ, no último sábado (16), em Barueri

Por Ana Lívia Terribille
21/08/2025 12h20, Atualizado há 2 meses

Arthur é irmão de Sophia, que se tornou tricampeã brasileira no Campeonato Brasileiro Kids | Foto: Arquivo pessoal

O jiu-jítsu se tornou parte da rotina e da identidade da família Nery, de Itaquaquecetuba. Em junho, O Diário registrou a vitória de Sophia, de 12 anos, que se tornou tricampeã brasileira no Campeonato Brasileiro Kids, a maior competição da modalidade para crianças no mundo. Agora, inspirado pela irmã, Arthur, de apenas 10 anos, segue construindo sua própria trajetória de conquistas.

No último sábado (16), o pequeno atleta conquistou o título da terceira etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu, em Barueri, finalizando invicto as duas lutas que disputou. O torneio, promovido pela Federação Paulista de Jiu-Jítsu (FPJJ), reúne competidores de todo o estado em três etapas ao longo do ano. Arthur já havia sido bicampeão em 2023 e 2024, encerrando a participação de 2025 com mais um título.

E todo esse incentivo vem de casa: ambos os filhos são acompanhados de perto pelo pai, Cleber Nery, que também é treinador. Para a família, o tatame vai além das competições, sendo um espaço de aprendizado, disciplina e união. Mas, fora isso, há muitos desafios, principalmente em dias de luta.

O pai de Arthur contou que a preparação para o campeonato foi rigorosa. “Por ele estar em fase de crescimento e subindo de peso continuamente, tivemos que começar um trabalho de fortalecimento, por isso inserimos a preparação física no treinamento dele.”

“Felizmente, ele conta com parceiros de treino com mais de 10 kg de diferença, e isso ajuda muito na preparação técnica. Com essa preparação, ele conseguiu superar as duas lutas com certa facilidade, se consolidando como um dos favoritos da categoria, pois não tomou nenhum ponto e finalizou as duas lutas, usando todas as posições possíveis durante os confrontos”, explicou Cleber.

Além do Circuito Paulista, Arthur já se destacou em outras competições de grande porte, como o vice-campeonato no Grand Slam Abu Dhabi, realizado no Rio de Janeiro. A rotina de treinos segue intensa, com foco nos próximos desafios, consolidando a presença da família Nery no cenário do jiu-jítsu infantil.

Apesar de gostar de estar no tatame, Arthur também tem outras paixões. De acordo com o pai, ele é criativo e adora criar brinquedos e explorar sua imaginação. Além disso, consegue conciliar a rotina no esporte de forma que não atrapalha seus estudos.

“O Arthur é uma criança muito amorosa e também muito criativo. Ele adora pegar papelão e outros recicláveis para transformar em brinquedo. Acho que teremos um futuro engenheiro. Fora do tatame, ele gosta de jogar futebol, andar de patins e brincar em família, seja com jogos de tabuleiro ou outras brincadeiras. Ele estuda em período integral e depois vai para os treinos”, evidenciou Cleber.

Ainda segundo o pai, acompanhar o crescimento dos dois filhos no jiu-jítsu é motivo de orgulho, já que o esporte ajuda no desenvolvimento emocional das crianças, além de criar hábitos saudáveis e cuidar da saúde.

Os próximos passos de Arthur serão no mês que vem, quando ele competirá no Internacional Open São Paulo da IBJJF, também em Barueri – evento que conta pontos para o ranking mundial.

Mais noticias

Veja como a Teoria de Resposta ao Item influencia sua nota no Enem

Descubra a fantasia de Halloween ideal para cada signo

8 benefícios da arruda para a saúde e como usá-la

Veja Também