Mara anuncia Hospital Veterinário e explica rescisão com OS: ‘Fazer do limão uma limonada’
Prefeita explicou, ainda, que a rescisão com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), responsável pela gestão da Clínica Caramelo, ocorreu de forma amigável
08/09/2025 17h02, Atualizado há 1 mês
“Fazer do limão uma limonada”. Com esta frase, a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), anunciou nesta segunda-feira (8/9) a criação do Hospital Médico-Veterinário da cidade. Na ocasião, a chefe do Executivo mogiano também assinou o edital de chamamento público para a contratação da nova Organização Social (OS), que ficará responsável, a partir de outubro, por este serviço no município.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Mara explicou, ainda, que a rescisão com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), responsável pela gestão da Clínica Caramelo, ocorreu de forma amigável. De acordo com a prefeita, a solicitação da quebra de contrato foi feita no dia 18 de agosto.
“Até a execução do novo chamamento, nenhum serviço de castração ou de atendimento a animais será interrompido em Mogi das Cruzes. É isso que queremos deixar claro”, afirmou a prefeita.
LEIA TAMBÉM
O contrato com a nova entidade terá duração de até cinco anos, e a unidade deverá realizar atendimentos de maior complexidade. O prédio, no entanto, não será o mesmo onde os serviços da Clínica Caramelo são oferecidos.
“O prédio [atual] apresenta várias ‘deficiências’ estruturais. Vamos exigir que, quem vencer o chamamento, mude também de endereço”, completou Mara Bertaiolli.
A SPMV, de acordo com o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis (PSD), está “passando por problemas jurídicos em outras cidades”. Diante da informação, a Procuradoria-Geral realizou uma reunião com a entidade e, de maneira amigável, foi definida a interrupção do serviço, que seguirá sendo prestado até o dia 20 de outubro.
Os problemas, de acordo com o secretário municipal de Assuntos Jurídicos e Relações Institucionais, Filipe Hermanson, são das cidades de Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos. Segundo ele, há uma investigação do Ministério Público (MP) relacionada às denúncias, que não foram especificadas pelo chefe da pasta, contra a SPMV.
“A gente não sabe exatamente a extensão dos problemas que eles [SPMV] têm, isso não chegou para nós investigarmos”, disse Filipe.
Hospital Veterinário
O novo Hospital Veterinário contará com uma ampla gama de serviços laboratoriais, fundamentais para diagnósticos rápidos e precisos. Entre os exames oferecidos estão:
Hemogramas, histopatologia, citologia, testes bioquímicos como triglicerídeos, colesterol, glicemias, creatinina, ureia e ALT, além de exames específicos, como sorologia para leptospirose, ELISA para leishmaniose, FIV/FeLV, parvovirose e cinomose, PCR para cinomose, cultura fúngica e teste de compatibilidade sanguínea.
Os atendimentos, que ocorrerão gratuitamente, irão priorizar cidadãos mogianos e, principalmente, o público inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).