Operação Apagão mira empresas envolvidas em fraude fiscal em Itaquá e Arujá
Ao todo, 25 empresas são alvos da ação da Sefaz-SP; estimativa é que fraudes cheguem a mais de R$ 720 milhões
10/09/2025 11h29, Atualizado há 2 meses
Foram mobilizados 130 auditores da Receita Estadual, além de 70 policiais civis na operação contra fraude | Divulgação/Agência SP
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo realiza, nesta quarta-feira (10), a Operação Apagão, cujo alvo são empresas que atuam na fabricação e comercialização de fios e cabos de cobre e alumínio no Alto Tietê e outras regiões de São Paulo. Segundo a secretaria, o monitoramento operacional realizado pela equipe especializada do órgão detectou indícios de fraude fiscal.
A operação teve como alvo 25 empresas, subdivididas em 5 grupamentos, estabelecidas em São Paulo, Guarulhos, Osasco, Itaquaquecetuba, Arujá, Caçapava, Bebedouro, Monte Mor, Santa Branca e Capivari. Foram mobilizados 130 auditores da Receita Estadual, além de 70 policiais civis.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Será realizada análise da documentação apreendida, em meio físico e digital, com o objetivo de coletar provas do envolvimento das pessoas associadas com a fraude fiscal, bem como a possível prática de outros crimes, que podem responsabilizá-los nas esferas tributária e criminal.
As irregularidades englobam apropriação indevida de crédito decorrente de simulação de operação interestadual e tentativa de atribuir origem lícita para mercadoria ilícita/clandestina. A estimativa é que o total de créditos de ICMS com indícios de apropriação irregular é de R$ 727,7 milhões nos últimos 3 anos e meio.