Curso Paralímpico de Capacitação Técnica abre inscrições on-line para 200 vagas em Suzano
Parceria entre a Prefeitura de Suzano e o Governo do Estado de São Paulo garantirá quatro dias de aulas para professores, estudantes e educadores
30/09/2025 15h42, Atualizado há 7 meses
Suzano vai receber entre os dias 11 e 14 de novembro o Curso de Capacitação Técnica Paralímpica, que acontecerá no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão (na rua Barão de Jaceguai, 375 – Centro). As inscrições para participar dessa capacitação já estão abertas e devem ser feitas de forma on-line pelo site www.paralimpico.com.br. O curso contará com 200 vagas e certificados para professores, estudantes e educadores da área esportiva.
O processo é simples e gratuito, mas as vagas são limitadas; por isso, os interessados devem garantir a participação o quanto antes. Todos os inscritos que concluírem a programação receberão certificação oficial, emitida pelo Governo do Estado de São Paulo.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Durante os quatro dias de atividades, os participantes terão contato com oito modalidades, sempre combinando teoria e prática, em aulas ministradas por especialistas e técnicos, incluindo treinadores de seleções brasileiras e de atletas medalhistas paralímpicos.
Além das capacitações, os inscritos terão direito a kit de participação, contendo camiseta, bloco, caneta, cordão e credencial, fornecido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O público-alvo inclui professores de Educação Física da rede pública e privada, estudantes universitários e educadores que atuam com práticas esportivas e pessoas com deficiência.
Aulas
A programação terá início no dia 11 com atletismo, que terá aula teórica das 9h às 13h e prática das 14h às 18h, e basquete em cadeira de rodas, que contará com aula prática das 9h às 13h, e teórica no período das 14h às 18h.
No dia seguinte (12/11) as ações seguem com futebol de cegos, que terá aula prática das 9h às 13h e teórica das 14h às 18h , além de tênis de mesa, que terá teoria no período da manhã e prática no período da tarde.
Já no dia 13 será a vez do goalball, modalidade paralímpica criada especialmente para pessoas com deficiência visual, em que os jogadores utilizam vendas nos olhos e tentam marcar gols com uma bola sonora; a atividade terá teoria das 9h às 13h e prática das 14h às 18h.
No mesmo dia haverá também o voleibol sentado, versão adaptada do vôlei tradicional, disputada em quadra menor e com a rede mais baixa, que terá prática pela manhã e teoria à tarde.
Para finalizar, em 14 de novembro, acontecem as atividades de halterofilismo, que é a modalidade de levantamento de peso adaptada para atletas com deficiência física, com prática das 9h às 13h e teoria das 14h às 18h, e de natação, uma das modalidades mais tradicionais do movimento paralímpico, que contará com aulas práticas em ambos os períodos.
O programa também prevê atividades especiais para crianças da rede municipal, que poderão vivenciar uma experiência prática em algumas modalidades em horários determinados, sendo das 10 às 11 horas no período da manhã e das 15h às 16h no período da tarde.
A iniciativa busca proporcionar uma aula de Educação Física diferente, ampliando o contato com o esporte inclusivo desde cedo. A participação, no entanto, não será possível nas modalidades de natação e halterofilismo, que ocorrerão na sexta-feira.