Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Suzano fecha parceria para oferecer tatuagens de reconstrução a mulheres que fizeram mastectomia

Expectativa é atender duas mulheres por semana; procedimento só poderá ser feito 6 meses após a cirurgia e com liberação médica

Por O Diário
14/10/2025 10h57, Atualizado há 9 meses

Iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa na cidade | Divulgação/Prefeitura de Suzano

A Prefeitura de Suzano firmou uma parceria para oferecer tatuagens de reconstrução de aréola e camuflagem de cicatrizes a mulheres que passaram por mastectomia. A iniciativa, lançada neste mês em alusão ao “Outubro Rosa”, visa promover autoestima e bem-estar para pacientes que realizaram o procedimento.

O procedimento pode ser feito somente após seis meses da realização da cirurgia de mastectomia total ou parcial, é preciso também da liberação médica do oncologista.

A expectativa é atender duas mulheres por semana. Para participar, as interessadas devem comparecer ao Fundo Social de Solidariedade com documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, além de preencher a ficha de inscrição. O Fundo Social fica responsável por encaminhar os casos para o Studio do tatuador Rodrigo Borges, localizado na avenida Mogi das Cruzes, 474, no bairro Parque Suzano.

“Comecei a me interessar mais sobre a causa ao acompanhar, junto com minha esposa, um período do processo de cicatrização dela. Pude perceber o quanto a cicatriz afetava seu conforto e autoestima. Estudei sobre o tema e notei que muitas mulheres se sentiam constrangidas com as marcas da cirurgia. Com meu trabalho artístico, percebi que poderia devolver não apenas um sorriso, mas a autoconfiança delas. Foi assim que me sensibilizei e iniciei esse trabalho solidário, sem custo algum, especialmente nesta época do ‘Outubro Rosa’, quando se fala sobre câncer de mama e a importância de resgatar autoestima e alegria”, explicou Borges, idealizador do projeto.

A mastectomia, embora seja um procedimento essencial no tratamento do câncer de mama, pode deixar profundas marcas físicas e emocionais nas mulheres. Além da perda parcial ou total das mamas – símbolo de feminilidade e identidade para muitas -, o processo cirúrgico costuma resultar em cicatrizes visíveis, assimetrias corporais e ausência da aréola, o que pode afetar a autoimagem e a confiança pessoal.

O impacto psicológico é significativo: muitas relatam sentimentos de tristeza, insegurança e até rejeição do próprio corpo durante o período de recuperação. Por isso, ações que promovem a reconstrução estética e o resgate da autoestima se tornam fundamentais na reabilitação dessas mulheres.

Mais noticias

Especialista alerta para impactos causados pelo excesso de estímulos digitais

Santa Isabel oferece curso gratuito de confeitaria

Trivia retoma 'loop' na Linha 11-Coral entre as estações Suzano e Barra Funda

Veja Também