Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

APCD-RMC alerta que câncer oral é o quarto tumor mais frequente em pacientes do sexo masculino

Segundo informa a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a doença é mais comum entre homens na faixa dos 40 anos

Por O Diário
31/10/2025 16h02, Atualizado há 22 horas

Prevenção contra o câncer bucal | Reprodução

A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal é comemorada em todo o país e traz à população a mensagem de que o câncer de boca é grave, sendo o quarto mais frequente entre pacientes do sexo masculino, na região Sudeste do país. A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Mogi das Cruzes (APCD-RMC) alerta que, ao menor sinal de alteração na cavidade bucal, os pacientes devem procurar por um cirurgião-dentista para avaliação, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para a boa evolução do tratamento.

Segundo informa a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a doença é mais comum entre homens na faixa dos 40 anos.

As ações de conscientização da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal estão previstas na Lei Federal nº 13.230/2.015, que prevê a realização da campanha anualmente, sempre na primeira semana de novembro. Os objetivos são: estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal; além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.

“Em 2025, estamos comemorando os dez anos da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que é um período de suma importância para a orientação da população. Infelizmente, ainda é alto o índice de diagnósticos tardios e, portanto, os sintomas iniciais não devem ser negligenciados. Ao perceber alterações ou dor na cavidade bucal, o paciente deve procurar um cirurgião-dentista, que é o profissional capacitado para o diagnóstico das doenças orais”, esclarece o vice-presidente da APDC-RMC, Alexandre Balbi.

Confira os principais sintomas do câncer de boca:

  • Lesões nos lábios ou dentro da boca que não cicatrizam por mais de 15 dias,
  • Presença de sangramento ou feridas que estejam crescendo;
  • Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
  • Nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados, observa-se ainda dificuldade de mastigar, engolir e falar, assim como de movimentar a língua; além de sensação de que há algo preso na garganta.

O câncer da boca é caracterizado pelo surgimento de um tumor maligno nas estruturas da boca, incluindo lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Os casos com diagnóstico positivo são encaminhados para tratamento oncológico sendo que os cirurgiões-dentistas também possuem papel fundamental no acompanhamento dos pacientes, de forma a ajudá-los na redução dos impactos da quimioterapia e da fisioterapia na cavidade bucal.

Prevenção

Entre as principais ações de prevenção ao câncer de boca estão não fumar e não consumir bebida alcoólica, uma vez que a associação de ambos é forte fator de risco para a doença. Também é importante manter uma boa rotina alimentar e bons hábitos de higiene bucal; além do uso do preservativo na prática do sexo oral.

“Além desses bons hábitos, os pacientes também devem passar por consultas periódicas com os cirurgiões-dentistas, para avaliações preventivas, ou sempre que perceberem alterações ou incômodos na cavidade oral. Um sorriso saudável é sinônimo de saúde integral, bem-estar e, no caso da prevenção ao câncer de boca, pode significar até mesmo a diferença entre a vida e a morte”, conclui Alexandre Balbi.

Mais noticias

Maquiagem deixa de ser estética e se torna experiência emocional

'Mulheres de Peito' oferece mamografia gratuita em Itaquá de 11 a 22 de novembro

Saiba como aproveitar o último Mercúrio retrógrado de 2025

Veja Também