Projeto de Segurança Pública
'O policial nas ruas enfrenta um espectro de morte, porque a violência organizada em comunidades vulneráveis ao tráfico de drogas e milícias produzem cenas onde pessoas honestas são atingidas por balas perdidas'
16/11/2025 12h00, Atualizado há 4 horas
Segurança | Pixabay

A ação da polícia no Rio de Janeiro em comunidades dominadas por organizações criminosas, dias atrás, acendeu o debate sobre segurança pública, um importante e desejado tema para os brasileiros.
A bandidagem é enorme, desde os crimes virtuais até os praticados nas ruas, fazendo muitas vítimas diariamente e até tirando vidas.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
O policial nas ruas enfrenta um espectro de morte, porque a violência organizada em comunidades vulneráveis ao tráfico de drogas e milícias produzem cenas onde pessoas honestas são atingidas por balas perdidas, em sua dignidade, e policiais perdem suas vidas exercendo seu ofício.
Não sou especialista em segurança pública, mas sou cidadão, como tantos outros que são afetados por esse sistema criminoso que não tem pudor e mata porque não tem medo de nada.
É preciso endurecer penas e rever as leis para dar ferramentas para que o Ministério Público e o Judiciário possam agir e trancar malandros que são presos, mas acabam saindo por falta de amparo legal para sua detenção.
Lamentavelmente a Câmara dos Deputados recebeu um projeto do Governo Federal, o qual virou palco político, porque ano que vem teremos eleições e aparecer bem na foto puxa votos.
Deveria ocorrer uma discussão serena e séria sobre a necessidade da sociedade, porém, a batalha por holofotes está mandando no jogo, e com isso, apressadas narrativas não servirão à intenção do projeto para conferir melhores ferramentas de combate ao crime e proteção da população. A politicagem nefasta é o que está presente na discussão, e atrapalha muito.