Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Câmara de Mogi das Cruzes determina coleta de dados sobre violação de direitos contra crianças e adolescentes

Projeto prevê a elaboração de um dossiê com o levantamento das ocorrências, que servirá de base para elaboração de novas políticas no futuro

Por O Diário
03/12/2025 11h34, Atualizado há 8 meses

Plenário da Câmara de Mogi das Cruzes | Foto: Divulgação/CMMC

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, nesta quarta-feira (2), o projeto que institui o “Dossiê da Criança e do Adolescente”. O documento deverá coletar e sistematizar dados sobre violações de direitos contra crianças e adolescentes em Mogi e servirá de base para elaboração de políticas públicas voltadas à prevenção e enfrentamento de ocorrências dessa natureza.

Segundo a vereadora Malu Fernandes (PL), autora do projeto, a criação do dossiê é fundamental para fortalecer a proteção infantojuvenil. “A violação dos direitos das crianças e dos adolescentes configura-se como uma das mais graves formas de transgressão aos direitos fundamentais”, afirmou.

O texto original previa que o Poder Executivo deveria elaborar estatísticas anuais. No entanto, uma emenda da Procuradoria Jurídica alterou o Artigo 2º, retirando a determinação ao Executivo. Com a alteração, a redação passou a ser:

“O Dossiê consistirá na elaboração, em periodicidade não superior a 12 (doze) meses, de estatísticas detalhadas sobre a violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes no âmbito de Mogi das Cruzes.”

Mais noticias

Consumo excessivo de água em datacenters de IA preocupa sustentabilidade hídrica do Brasil

Instituto de Previdência de Suzano publica edital de concurso com cinco vagas

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 19/08/2026

Veja Também